Policlínica de Quirinópolis se ilumina para o Setembro Verde

Alusão à campanha de incentivo à doação de órgãos foi encampada pela unidade da Região Sudoeste

Alusão à campanha de incentivo à doação de órgãos foi encampada pela unidade da Região Sudoeste

A Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, se ilumina todas as noites com refletores verdes para fortalecer a campanha do Setembro Verde, de incentivo à doação de órgãos. Logo que cai a tarde, a iluminação verde dá colore a unidade, que desperta a atenção de colaboradores, pacientes e acompanhantes que frequentam a Policlínica.

Segundo o diretor-geral da unidade, Ricardo Martins Souza, a adesão é uma forma de despertar a comunidade para a conscientização sobre doação de órgãos. A campanha faz parte do calendário do Ministério da Saúde e visa promover debates sobre a importância de a população declarar para a família a vontade de ser doador. A cor verde foi escolhida para o Setembro Verde porque o dia 21 de setembro é também o Dia da Árvore no Brasil, e verde significa esperança.

“Buscamos difundir entre a comunidade para que todos conheçam e promovam a consciência de que é importante para todos a doação de órgãos. Sempre que seja possível é importante um indivíduo constar em sua documentação ser doador de órgãos e tecidos e manifestar isso para familiares”, explica Ricardo Souza.

Palestras e dinâmicas sobre o Setembro Verde são promovidas na Policlínica de Quirinópolis para alertar a população sobre a campanha de doação de órgãos. Profissionais da área de psicologia e assistência social abordam pacientes e acompanhantes esclarecendo sobre a importância de ser doador de órgãos. “Precisamos levar de forma didática e esclarecedora a mensagem de que todos podemos ser doadores de órgãos e que isso é uma ação de humanidade. Vamos prosseguir com ações assim como forma de firmar nossa posição de regionalização da saúde com excelência e humanização”, finaliza.

Hélmiton Prateado / Ipgse (texto e foto)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo