HMA oferece curso de fitoterapia para profissionais de Saúde
Projeto elaborado por gestores do Hospital de Medicina Alternativa de Goiânia (HMA) qualificará 30 profissionais técnicos de nível superior que sejam, preferencialmente, lotados no HMA, para atuar com fitoterapia (uso de plantas medicinais na cura de doenças). O objetivo é otimizar e aumentar o número de atendimentos de pacientes que estão na fila de espera e que necessitam da terapia fitoterápica.
O curso é dividido em 15 módulos, com início em 27 de agosto, e conclusão em 3 de dezembro (veja programação aqui). As aulas são na modalidade presencial, com carga horária de 60 horas, e é voltado para profissionais de nível superior. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na seção de Ensino e Pesquisa do HMA, que fica na BR 153-km 8 – Vila Moraes.
Dentre os objetivos do curso estão o conhecimento das técnicas e práticas complementares da fitoterapia para orientar com eficiência os usuários; compreensão do uso (dependendo da formação profissional) da fitoterapia;aplicação de técnicas e práticas complementares da fitoterapia em diversas especialidades de saúde; analise sobre a alimentação natural e farmacotécnica das plantas medicinais, entre outros. Maiores informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone: (62) 3201-3604.
Fitoterapia
A Fitoterapia utiliza plantas medicinais e fitoterápicos como medicamentos para promover o equilíbrio da saúde, a prevenção e o tratamento do paciente. É reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como um método terapêutico que pode ser exercido pelas diversas especialidades médicas, segundo resolução nº 04/1992 do CFM. O Hospital de Medicina Alternativa, unidade de Secretaria de Estado de Saúde (SES), foi criado como centro de medicina e práticas não alopáticas. Atualmente, funciona em regime ambulatorial, consolidando-se como uma referência no Brasil.
As terapias utilizadas no HMA valorizam a prática de hábitos saudáveis, dando ênfase para que todos possam ter qualidade de vida e constante preservação do meio ambiente.
Políticas
Avanços são observados com relação à Política Nacional de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos (PNPMF), que vem implementando o uso racional de fitoterápicos. Destacamos, entre eles, a articulação com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, a elaboração de um manual de boas práticas de manipulação, a fabricação de fitoterápicos e a instituição da Farmácia Viva, no âmbito do SUS, em abril/2010 (Ministério da Saúde, 2008).
O curso será ministrado com aulas presenciais, expositivas, teóricas e práticas com profissionais graduados, licenciados e especialistas na área. Constam na lista de material livros didáticos, pesquisas realizadas e experiências concluídas.
As aulas expositivas contarão com apostilas de conteúdo teórico e utilização de data show. As aulas práticas serão realizadas com preparações de xaropes, chás e visita ao horto medicinal nas dependências do HMA, além de atendimento em ambulatório onde os profissionais serão treinados.
Mais informações pelo telefone: 3201-3604