Congresso Interinstitucionais de hepatites virais estudará possibilidade de eliminá-las
O III Congresso Interinstitucional de Hepatites Virais do Estado de Goiás , a acontecer dias 9 e 10 deste mês de outubro, deverá reunir a comunidade científica, estudantes e profissionais de saúde, a sociedade civil e os gestores públicos e privados de toda a Região Centro-Oeste do país para discutir as estratégias que subsidiem a tradução e disseminação de conhecimento que seja realmente aplicável às necessidades e particularidades das hepatites virais. Nesta terceira edição visamos discutir a meta da Organização Mundial de Saúde, com o questionamento: É possível eliminar as hepatites virais?
O evento é uma realização parceira da Secretaria Estadual da Saúde por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde com a UFG. A abertura será realizada às 9 horas no hall de entrada do Hospital das Clínicas, quando serão realizadas abordagens a trabalhadores do HC, discentes e docentes e o público em geral que frequenta o local para tratamentos de saúde. Equipes de profissionais farão testes rápidos nos interessados para verificação de incidência de hepatites virais. Essas ações serão acompanhadas de atividades educativas sobre a doença, orientação para vacinação e informações gerais sobre o tema.
No dia 10, das 19H às 22H, no auditório da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG) será realizada mesa redonda com o tema “Eliminação das hepatites virais: utopia ou realidade”. Dentro deste contexto com temas específicos três asssuntos: Epidemiologia das Hepatites Virais no Mundo, no Brasil e em Goiás, com a professora Maria Regina Bringel Martins do IPTS/UFG; Drogas para o tratamento da hepatite C, com o médico Rodrigo Sebba, do Comitê Estadual de Hepatites Virais (SES/GO); e Transmissão Vertical da Infecção pelo Vírus da Hepatite B, com a biomédica Priscilla Silva Rosa de Almeida, coordenadora estadual das Hepatites Virais da SES/GO.
As inscrições poderão ser feita no link : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScgma1aQXo9v0b-fCCVCoZVnq_rKBvkw5GShQLXt_BH8Xwsrg/viewform . O valor será 2kg de alimentos não perecíveis que serão doados para ONGs, e os alimentos poderão ser levados no dia do evento.