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O material REDAÇÃO NOTA 1000 foi construído de maneira funcional e dialógica e tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das competências de leitura e escrita dos(as) estudantes da escola pública do estado de Goiás. 

Escrever textos proficientes é um verdadeiro exercício de cidadania e configura participação plena no mundo letrado. A complexidade da atividade de escrita justifica o caráter árduo e longo do desenvolvimento do processo de seu ensino-aprendizagem. Afinal, a ação do desenvolver o “saberescrever” implica transformação dos diversos conhecimentos e das capacidades de linguagem do(a) estudante aprendiz. Assim, a aprendizagem vai se efetivar se a intervenção do(a) professor(a) for bem próxima e insistente no desenvolvimento do processo.

É importante destacar que no material, todos esses aspectos textuais são refletidos, analisados e aparecem nas sugestões de atividades que podem contribuir para o aprimoramento da escrita efetiva do texto. Além de uma sugestão de produção de texto (passo a passo) a partir de uma proposta com tema da atualidade, há a sugestão de uma reescrita coletiva, bem como as orientações para que o(a) estudante reescreva o seu próprio texto e desenvolva o caminho da reflexão sobre possíveis problemas que ele(a) não via antes em seus textos, uma vez que a ideia é desenvolver o processo de desenvolvimento da habilidade de escrever com propriedade. De acordo com Barthes (1976), “escrever é reescrever.”

Todos os meses serão enviadas às escolas “propostas de escrita” (inéditas) priorizando temas da atualidade para que sejam desenvolvidas pelos(as) estudantes considerando o processo apresentado neste material. O(a) professor(a) é o mediador deste processo, ele(a) é quem vai considerar a necessidade dos(as) estudantes, bem como o contexto e as realidades que são diversas, assim ele(a) ora vai desenvolver uma atividade, ora outra sem perder de vista o processo. 

O material REDAÇÃO NOTA 1000, enviado mensalmente, é uma sequência do material enviado em março que contém toda a proposta do projeto de redação.

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