Agrodefesa participa de evento nacional sobre rastreabilidade e valorização da pecuária brasileira

Presidente da Agência, José Ricardo Caixeta Ramos apresentou a experiência de Goiás no desenvolvimento de projeto de identificação individual do rebanho, reforçando o compromisso do Estado com controle sanitário e fortalecimento da cadeia produtiva

Foto: Divulgação Imaflora

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) representou o Estado de Goiás no evento “Diálogos: Boi na Linha”, realizado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), nesta quarta-feira (22/10), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). O encontro reuniu lideranças do poder público, diplomatas, representantes da indústria, do setor produtivo e financeiro, além de organizações da sociedade civil e compradores internacionais para discutir a sustentabilidade, rastreabilidade e valorização das cadeias da carne bovina e da soja.

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, integrou o painel “Rastreabilidade e Transparência”. Ele apresentou a experiência de Goiás no planejamento para a identificação individual do rebanho. “A identificação individual é uma ferramenta de controle sanitário que também vai contribuir muito com a gestão do produtor, uma vez que ele tem como começar a fazer toda avaliação individual do seu rebanho, agregando também mais qualidade e mais valor à carne e aos subprodutos de uma forma em geral”, afirmou.

O diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Rafael Vieira, prestigiou o evento. “A nossa participação aqui foi importante para mostrar que Goiás tem feito um investimento, de maneira participativa, envolvendo todos os elos da cadeia. E demonstrar também a robustez do nosso sistema, o quanto as medidas adotadas por Goiás poderão impactar inclusive em decisões nacionais. Goiás é uma peça importante nesse processo de rastreabilidade nacional”, explicou o diretor.

Estiveram no painel, ao lado do presidente da Agrodefesa, o procurador do Ministério Público Federal, Ricardo Negrini; o diretor Técnico Operacional do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno Andrade; a diretora de Sustentabilidade do Carrefour Brasil, Susy Yoshimura; a analista Sênior de ESG da CJ Selecta, Eduarda Veiga; e o diretor de Parcerias Estratégicas em Pecuária da TNC Brasil, Fábio Medeiros.

Compromisso com a produção responsável
Na terça-feira (21/10), o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, também participou do seminário “Comércio Sino-Brasileiro de Carne Bovina: Perspectivas para a Sustentabilidade e Valorização da Cadeia”, realizado pelo Imaflora em parceria com o WRI Brasil. O encontro debateu o papel estratégico da China, o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, na consolidação de práticas sustentáveis e legais na pecuária nacional.

“Foi um momento muito produtivo, de grande troca de informações e aprendizado. É muito importante que as nossas políticas estejam sempre alinhadas às tendências de mercado, para que possamos garantir um atendimento pleno e um direcionamento adequado à nossa cadeia bovina, em especial à produção de gado de corte, que tem forte presença nas exportações para diversos estados e, principalmente, para vários países”, concluiu Ramos, avaliando a participação da Agência nos dois dias de evento.

Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo