Agrodefesa ministra palestra na Caravana Soja Brasil
tento
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária participou, na última sexta-feira (21), do encerramento do projeto Caravana Soja Brasil Safra 2016/2017. Organizado pelo Canal Rural, o evento foi realizado no Parque de Exposições de Palmeiras de Goiás e focou em palestras e informações aos participantes sobre a cultura da soja. O gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Mário Sérgio de Oliveira, foi um dos palestrantes do encontro.
O gerente abordou assuntos relacionados à importância do cadastro das lavouras no Sistema de Defesa Agropecuário de Goiás (Sidago) e a notificação da Ferrugem Asiática. Mário Sérgio também falou sobre os procedimentos necessários para a solicitação e autorização para os produtores adquirirem o Benzoato de abamectina e aproveitou o momento para solicitar as parcerias das entidades presentes e aos escritórios de planejamento.
Segundo o supervisor da Regional Rio dos Bois, Dr Guido Masson, a participação da equipe da Agrodefesa no evento foi muito positiva e proveitosa. “Tivemos a oportunidade de atualizar os conhecimentos sobre manejo e controle de pragas, uso de plantas transgênicas, além de dados econômicos da sojicultura brasileira e goiana”, destaca Guido.
Ele reforça que a defesa sanitária esta inserida na cadeia produtiva e por isso a presença dos fiscais é importante em eventos deste segmento. “Nossa presença demonstra a preocupação com a garantia da qualidade e rentabilidade dos produtos e produtores goianos incluindo os aspectos sanitários e legais. Além disso, tivemos a oportunidade de informar os produtores sobre o nosso papel e a importância de nossas ações e parcerias com outras entidades”, lembrou Guido.
Além do gerente e do supervisor, também participaram os fiscais Engenheiros Agrônomos, Francisco José Benedini Baccarin , Bruno Porto Trentini , Silmar Martins Pires, Júnior Moisés da Silva , Max Gonçalves dos Santos e Silva e Dhiogo Albert Rosa dos Santos , além do coordenador do Programa Estadual de Soja da Agrodefesa, Juracy Rocha.
Soja Brasil
A Caravana Soja Brasil é feita sobre uma carreta-auditório, onde as palestras são ministradas. Com isso, a carreta percorre o Brasil inteiro, atendendo os produtores rurais. Em Goiás, a Caravana passou por Mineiros, Rio Verde, Iporá e Palmeiras de Goiás com uma programação especial e o tema central voltado para “Gestão de Propriedades Rurais”, uma das maiores preocupações da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), uma vez que a falta de profissionalização na gestão das propriedades pode atrapalhar o desenvolvimento da produção e das margens de lucro.
Segundo a Emater, o município de Palmeiras de Goiás tem uma produção de soja aproximada em 77.500 toneladas, seguida do milho com 22.400 toneladas. A área utilizada para plantio atinge em média 45 mil hectares com uma variedade de soja, milho, algodão, feijão, tomate, banana, mandioca, coco, cítricos e outros em menores escala.
Texto: Leydiane Alves – Assessoria de Imprensa da Agrodefesa