Agrodefesa e Fundepec celebram termo de cooperação técnica e financeira
O governo do Estado firmou mais uma vez a parceria com o Fundo para o Desenvolvimento Agropecuário de Goiás (Fundepec), por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Um termo de cooperação técnica e financeira entre o Fundepec, Agrodefesa e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) foi assinado, na tarde da última terça-feira (30), na sede do Fundepec. O convênio visa estabelecer o apoio financeiro à Agrodefesa no exercício de suas ações de prevenção, precaução e combate às doenças dos animais de notificação compulsória.
Segundo Arthur, a importância dessa parceria diz respeito a um projeto bem amplo, é a relação do Governo de Goiás com o setor produtivo no que tange as ações voltadas a defesa sanitária na área animal. “Nós, como executores de uma política de defesa agropecuária no Estado, temos essa parceria com o Fundepec pela contribuição que damos com a proteção dos rebanhos goianos”, destaca ele.
O presidente afirma que o termo proporciona aspectos fundamentais como a execução dos programas de vigilância sanitária. “São programas de enfermidades no qual nós mantemos inquéritos e fazemos sorologias com o objetivo de identificar a sanidade dos rebanhos. Fazemos também a vigilância ativa, que é estar presente nas propriedades, no trânsito, nos estabelecimentos comercias e industriais. Tudo isso no sentido de proteger a qualidade dos alimentos”, avalia Arthur.
Para o presidente da Agrodefesa a assinatura do termo de cooperação fortalece ainda mais as ações emergenciais no controle de doenças. “Isso envolve desde a capacitação dos profissionais, custeio de algumas atividades e infraestrutura. Tudo com a finalidade de se fazer defesa”, acrescenta Artur.
O titular da SED, Luiz Maronezi, também acompanhou à assinatura e ressaltou que a Secretaria está à disposição dos produtores e que trabalhará para destravar a burocracia. “Estamos preparados para atender as demandas do setor. Queremos diminuir cada dia mais as burocracias para a classe”. Para o presidente do Fundepec, Alfredo Luiz Correia, é uma honra firmar mais uma vez essa parceria com a Agrodefesa. “Estamos satisfeitos em dar esse passo mais um ano. Defendemos a política de que essa casa foi feita para o produtor rural e assim que queremos trabalhar”, disse.
Na ocasião, estiveram presentes representantes da Associação Goiana de Avicultura (AGA), Associação Goiana de Suinocultores (AGS), Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás (Sindicarne), Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás (Sindileite).
Texto: Leydiane Alves / Fotos: Cleomar Almeida – Assessoria de Imprensa da Agrodefesa