Unidades do Socioeducativo passam por desinfecção contra o coronavírus
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) está finalizando a desinfecção das estruturas físicas de todas as unidades do Sistema Socioeducativo do governo de Goiás, e distribuindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais e socioeducandos que ficam nas cidades de Goiânia, Anápolis, Formosa, Itumbiara, Luziânia e Porangatu.
O objetivo é a proteção e o impedimento de contaminação pelo novo coronavírus. A desinfecção foi feita também no prédio da Seds, no Centro de Goiânia.
De acordo com o gerente do Sistema Socioeducativo, Sandro Lacerda, serão feitas, inicialmente, quatro aplicações em cada unidade, com intervalos de 15 dias. “E o quanto for necessário até o fim da pandemia”, ressalta ele.
Os produtos, que são pulverizados, são recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e aplicados por uma empresa especializada. “São produtos de qualidade reconhecida na desinfecção do novo coronavírus”, explica Sandro. O combate é feito nos alojamentos e nos espaços coletivos como quadras e refeitórios de todas as unidades.
Secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia explica que esta é mais uma medida do governo de Goiás para o combate ao novo coronavírus. Ela ressalta que no Sistema Socioeducativo estão grupos de risco como os internos e os trabalhadores envolvidos no dia a dia das unidades.
De acordo com ela, a desinfecção é parte dos procedimentos de prevenção adotados pelo governo nas unidades, que abrigam adolescentes que, neste momento, estão sob a responsabilidade do estado. “A Seds, assim que foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 em Goiás, entregou nos Centros de Atendimento Socioeducativo (Cases) e no Centro de Internação Provisória
(CIP) equipamentos de proteção individual, como máscaras, jalecos, medidores de temperatura, álcool em gel, óculos e luvas, adquiridos pelo governo de Goiás.”
Lúcia Vânia ressalta ainda que a Seds mantém a vigilância para oferecer total segurança e condições de trabalho mais favoráveis aos técnicos das unidades e também aos adolescentes.
Comunicação Setorial – Seds