Tenda Multiétnica do Fica 2023 promove oficinas gratuitas sobre cultura indígena
Programação do espaço da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), neste sábado (17/06), segue das 8h às 22h, na Praça do Chafariz, na cidade de Goiás. Atrações incluem lançamento de filme, apresentações culturais, exposições fotográficas, feira de livros, além de venda de produtos produzidos por povos originários
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), oferece neste sábado (17/06), das 8h às 22h, oficinas gratuitas sobre a cultura indígena na Tenda Multiétnica durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na Praça do Chafariz, na cidade de Goiás. As atrações do espaço incluem lançamento de filme, apresentações culturais, exposições fotográficas, feira de livros, além de venda de produtos produzidos por povos originários.
Realizada desde 2016, a tenda é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Prefeitura de Goiás. O espaço tem origem na luta e resistência dos povos quilombolas, camponeses e populações tradicionais do Cerrado.
O lançamento do Filme “Des+Mascarando o Marco Temporal”, do diretor Carlos Pronzato (Argentina), será realizado das 9h às 12h. Após a exibição terá um debate com representantes do Ministério dos Povos Indígenas e do Povo Marajoara/Pará. A tenda será palco também, das 8h às 14h, de apresentações culturais com danças e cantos tradicionais Iny, Xavante, Tapuia, Apinajé, Kaingang, Guarani-kaiowá, e cantos e danças Kalunga, Quilombo Recanto dos Dourados e Cedro.
A estrutura conta ainda com espaço voltado à exposição fotográfica “Retratos de uma Experiências com Etnomídia: Aldeia Carretão”, produzida por estudantes Tapuia da Escola Estadual Indígena Cacique José Borges, de Rubiataba. O local oferece minicursos de produção de bonecas Ritxoko, além de oficinas de arco e flecha, contação de mitos, graffiti e comunicação e audiovisual. Uma feira multiétnica com itens de decoração, acessórios, produtos da agricultura familiar indígena completa a série de atrações.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás