Seds reúne gestores e técnicos em encontro do SUAS

Evento terá novas edições em março

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), por meio da Superintendência de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão, realizou nesta terça-feira (11) o “1º Encontro de Apoio Técnico Integrado do SUAS”. O evento contou com a participação de 76 pessoas representando 21 municípios.

São gestores e técnicos que atuam nos órgãos que executam políticas sociais com recursos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), como CRAS, CREAS, Centros de Convivência, entre outros. De acordo com a superintendente Luíza Rodrigues, o objetivo é disseminar informações relevantes sobre o funcionamento dos sistemas de proteção e promoção de direitos no SUAS.

“Sabemos da enorme carência que os municípios enfrentam e acreditamos que o preparo técnico dos gestores é uma das ferramentas mais eficazes de que podemos lançar mão tanto para aperfeiçoar o trabalho quanto para buscar alternativas para conseguirmos atender bem a população”, comentou Luíza na abertura do evento, que durou todo o dia no auditório da Seds, em Goiânia.

Na programação, palestras e orientações técnicas dadas pelos próprios profissionais da Seds, nas áreas de estruturação e gestão do SUAS, serviços, programas e benefícios de Proteção Social Básica, de Média e Alta Complexidade, e temas transversais das políticas de assistência social.

Uniformização técnica

O curso agradou a participantes como Marilan Kássia e Regiane de Godois, gestora da área social e coordenadora do CREAS em Goianápolis, respectivamente. “Achei muito proveitoso, os temas foram tratados com um bom nível de detalhes que nos ajudam no dia a dia”, disse Marilan. “É muito boa essa uniformização das informações, o mesmo conteúdo que estou vendo, o meu técnico também está; e isso dá um suporte tanto a quem realiza quanto a quem gerencia lá na ponta”, acrescentou Regiane.

Para Lívia Beatriz, coordenadora do CRAS de Hidrolândia, a metodologia do encontro foi boa inclusive para gestores mais experientes, como ela. “Foi esclarecedora, muita coisa a gente já nem lembra, apesar do longo tempo lidando com as políticas sociais em nossos municípios”, elogiou.

Ao final, superintendentes de diversas áreas da Seds foram convidados a falar um pouco sobre programas e ações de seus respectivos setores. Uma segunda turma do curso já está agendada para a próxima quinta-feira (13), também no auditório da Seds. A programação seguirá com encontros semanais também em março.   

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo