Seds retoma campanha digital do Compliance Público

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) retomou a campanha digital sobre ética no serviço público. A campanha faz parte do programa de Compliance Público da pasta e estava paralisado desde abril em razão da emergência provocada pela pandemia de Covid-19.

Essa ação do programa consiste na divulgação dos padrões de ética e integridade no serviço público por meio das redes sociais da Seds, do e-mail da pasta e por aplicativos de mensagens, como WhatsApp. Paralelo à campanha digital, a Seds está reestruturando seu site para participar da segunda edição do prêmio Goiás Mais Transparente.  

O programa de Compliance Público foi retomado pela Seds no primeiro semestre deste ano e o escopo escolhido para o primeiro ciclo do processo de avaliação de riscos da secretaria foi composto por áreas que tiveram seus riscos mapeados em 2019. 

“O programa é composto por atitudes em conformidade com a lei, fazendo com que a Governança Coorporativa amadureça em transparência, prestação de contas, ética e gerenciamento de riscos, explica a assessora do Controle Interno da Seds”, Fernanda Bernardes, que está à frente da implantação do programa na Seds. 

A instituiu o Comitê Setorial de Compliance em 13 de maio de 2020, por meio da Portaria nº 046/2020 – Seds. Foi quando houve a retomada da análise de riscos da secretaria e o propósito é cumprir as leis conforme preconiza a Governança Corporativa.

“O gerenciamento de riscos busca defender a organização de impactos negativos de forma a melhor alcançar seus objetivos e, assim, atender as demandas sociais com maior eficiência e efetividade”, explica Fernanda. 

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, foi proposto pelo Comitê Setorial o acréscimo de novo escopo com quatro áreas referentes ao Sistema Único de Assistência Social (Suas). Foi elaborada uma matriz de riscos específica, de configuração compacta, para maior celeridade, já aprovada pelo Comitê Setorial e repassada às áreas para execução de plano de ação específico, segundo a assessora de Controle Interno. 

 

Para saber mais

O programa de Compliance Público da Seds teve seu início com a assinatura do Termo de Compromisso, em 18 de março de 2019, entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, a Controladoria-Geral do Estado e a Procuradoria-Geral do Estado, onde a alta gestão da pasta expressou seu comprometimento e o apoio ao programa. 

Em 08 de abril de 2019, foram publicadas as Portarias nº 043/2019-SEDS, que dispõe sobre a Política da Gestão de Riscos, que seria implantada, e a nº 044/2019-SEDS, que instituiu o Comitê Setorial de Compliance.

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