Seds realiza I Seminário sobre Empregabilidade da Pessoa com Deficiência
No próximo sábado (21) comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para reverenciar a data, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds-GO) promoveu na quinta-feira (19/8) o I Seminário sobre Empregabilidade da Pessoa com Deficiência.
O evento foi voltado para gestores públicos, profissionais da rede pública de atendimento, dirigentes de entidades de defesa de direitos da Pessoa com Deficiência, representantes de recursos humanos de empresas, estudantes e demais interessados no tema. O evento foi realizado das 8h30 às 17h no Auditório do CRER (Centro de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo), no Setor Negrão de Lima, em Goiânia.
Na programação constaram palestras e debates sobre políticas públicas para a empregabilidade da Pessoa com Deficiência, importância de conselhos municipais de direitos da pessoa com deficiência, consultoria, recrutamento e seleção específicas para o público PCD, Benefício de Prestação Continuada (BPC), fiscalização e cumprimento da Lei de Cotas, entre outros assuntos.
Apoio ao Terceiro Setor
Na abertura, o secretário Marcos Cabral reforçou o compromisso do governo com o Fórum Goiano do Terceiro Setor, também presente no evento. “O governador Ronaldo Caiado tem um histórico de atenção às pessoas mais necessitadas e sabe da importância do papel social cumprindo pelas organizações do terceiro setor na atenção dada à população, muitas vezes num trabalho abnegado. Portanto, vamos seguir à risca na Seds a recomendação do governador, de dar as mãos e fazer parcerias com as senhoras e os senhores para mudar o mapa da atenção social em Goiás”, disse o secretário.
À tarde, o deputado federal Glaustin da Fokus palestrou sobre o papel do legislativo brasileiro no apoio às políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. O deputado, que é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara, abordou a importância de sensiblizar o empresariado na abertura de vagas ao público PCD. “O trabalho dignifica o ser e ainda temos muitas pessoas com deficiência que sonham em ter um emprego, mas encontram as portas do mercado de trabalho fechadas. Estamos lutando para mudar isso e dialogar é o primeiro passo”, disse o deputado.
Assessoria de Imprensa / Seds
18/09/2019