Seds realiza audiência pública sobre aprendizagem

Lúcia Vânia:​​“Um projeto que não será do governo, mas da sociedade"

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) realizou na terça-feira (17) uma audiência pública sobre aprendizagem em Goiás denominada “Novas Perspectivas para a Aprendizagem em Goiás”.

Participaram da audiência, no auditório da Seds, na Praça Cívica, em Goiânia, representantes das entidades do Sistema S, de federações empresariais, escolas técnicas, entidades sem fins lucrativos, conselhos de direitos, Assembleia Legislativa, câmaras municipais de Goiânia e Aparecida de Goiânia e demais atores envolvidos direta ou indiretamente na questão da aprendizagem laboral.

“Todos atores com expertise na área de aprendizagem de jovens foram convidados a participar da construção de um projeto de aprendizagem que possa atender nossos jovens”, afirmou a titular da pasta, Lúcia Vânia. e elaborado por pessoas que têm o compromisso com a juventude”, acrescentou a secretária. Segundo ela, enfrentar o desafio de propiciar a capacitação dos jovens é um compromisso que todos devem ter com a juventude de Goiás. “Não podemos assistir calados nossos jovens serem banidos da sociedade e até da vida”, afirmou Lúcia Vânia.

O objetivo da audiência foi debater as diretrizes para a construção de um novo programa de aprendizagem para o Estado que envolva também a capacitação dos jovens para o trabalho na iniciativa privada. Atualmente, o Programa Jovem Aprendiz é voltado para o serviço prestado na administração pública.

O professor Gilberto Silveira da Silva, diretor do Instituto Federal Goiano de Morrinhos, foi um dos coordenadores dos trabalhos e falou da necessidade de garantir o acesso dos jovens ao mercado de trabalho. “É uma questão de cidadania e depende de habilidades técnicas e comportamental”, afirmou. O professor lembrou que muitos países conseguiram aumentar a produtividade e a riqueza durante o bônus demográfico, que é quando a população ativa é maior que a inativa. Segundo Gilberto, Goiás tem um dos maiores bônus demográficos do país. “Não podemos perder essa janela de oportunidade.”

A superintendente da Criança, Adolescente e Juventude, Thais Moraes explicou que, a despeito do Programa Jovem Aprendiz ser voltado para a aprendizagem para a administração pública, a legislação federal permite que a treinamento seja estendido às empresas da iniciativa privada. O programa no atual modelo está presente em 209 municípios goianos e conta com 2.238 contratos, ou seja, jovens aprendizes.

A ideia é que esse número seja ampliado para 5 mil, em 2020, passe para 7,5 mil, em 2021 para atingir a marca de 10 mil vagas em 2022. A previsão inicial é que o novo programa, que precisa ser aprovado na Assembleia Legislativa, seja lançado em maio do ano que vem, durante a IV Conferência Estadual da Juventude.  

IV Conferência Estadual da Juventude

Marcada para maio do próximo ano, a expectativa é de que a conferência reúna cerca de dois mil jovens de todo o estado. Os preparativos foram iniciados com a realização do I Workshop Estadual de Gestores e Conselheiros de Juventude, em agosto último, oportunidade em que os atores das políticas públicas de juventude foram capacitados para criarem seus conselhos, fundos e articularem as conferências municipais de juventude.

O governador Ronaldo Caiado, em reunião realizada em setembro passado, com participação de representantes da Secretaria Nacional de Juventude e Conselho Nacional da Juventude, assinou o decreto que convoca a Conferência Estadual, tendo etapas municipais previstas para janeiro, e as regionais em março. A conferência terá como tema “Novas perspectivas para a juventude”.

Também nesta reunião, o governador assinou o decreto de nomeação do novo Conselho Estadual da Juventude, reativado em maio deste ano. São 30 representantes do poder público e 30 da sociedade civil. A eleição da nova mesa diretora se deu em junho, elegendo Guilherme Martins de Araújo como presidente. Ele representa a sociedade civil no conselho.

Neste ano, o Governo de Goiás investiu mais de R$ 120 milhões em programas de valorização da juventude. Entre eles, os de maior alcance, são o Jovem Aprendiz e o Passe Livre Estudantil.

Assessoria de Imprensa / Seds

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo