Seds promove capacitação para conselheiros tutelares de Goiânia
Formação do Goiás Social tem como foco a implementação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia)
Foto: Arquivo Seds
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) promove, de 14 a 18 de outubro, a capacitação para implementação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia) aos conselheiros tutelares de Goiânia. A formação é realizada em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, a pedido do Ministério Público do Estado. O intuito do treinamento é habilitar os profissionais para a utilização da plataforma, que promove um atendimento mais rápido e objetivo das demandas desta área.
O Sipia é uma ferramenta que vem sendo implementada em todo o Brasil para ajudar no combate à violação dos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O sistema conta com registro on-line de ocorrência, o que facilita a integração da rede de proteção. Nele, as informações são coletadas pelos Conselhos Tutelares de cada município, possibilitando uma leitura completa e individual de cada situação.
Segundo o superintendente da Criança, Adolescente e Juventude, Ricardo Costa, a ação faz parte de um programa permanente de capacitação do Governo de Goiás, por meio da Seds e do Goiás Social. “Desde o início do ano, quando foram doados 1.315 celulares aos conselheiros de todo o Estado, nós promovemos a implementação e habilitação desse sistema tão importante para o cumprimento dos feitos em favor das crianças e adolescentes”, afirma.
Desta vez, o treinamento aconteceu em formato presencial e complementa o Desafio dos 5 Dias, realizado em agosto, de forma remota a profissionais que lidam com crianças e adolescentes em todo o estado. De acordo com o coordenador regional do Sipia, Renilton Borges, o sistema serve para agregar informações ao trabalho dos conselheiros. “Com ele, podemos acessar os dados reais da situação e dos diagnósticos referentes à suposta situação de violação do direito da criança e adolescente. Assim, desenvolvemos projetos capazes de impactar todos aqueles que necessitam desse tipo de política pública”, destaca.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás