Seds-GO promove palestra sobre assédio a servidores
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds-GO) promoveu na manhã desta sexta-feira (9/8) uma palestra aos servidores com o tema Assédio e Publicidade Sexista, em comemoração aos 13 anos da Lei Maria da Penha. O evento foi realizado na sede da secretaria, em Goiânia, e teve como palestrante convidada a presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, a advogada Larissa Junqueira.
De acordo com Larissa, a mensuração dos abusos contra a mulher, sejam eles de cunho sexual, moral, psicológico ou financeiro, é realizada por meio das denúncias registradas. “É de extrema importância que todas as pessoas que passaram ou passam por algum tipo de importunação denunciem, pois se a delegacia não receber a denúncia, o Estado não consegue atuar sobre o autor”, frisou ela.
Ainda segundo a palestrante, apesar de todos os avanços nesses 13 anos de Lei Maria da Penha, ainda há um longo caminho a percorrer. “Esse problema sempre existiu, mas as pessoas encobriam por não acreditar que aquilo poderia acontecer. A lei fez com que as pessoas vissem a realidade sobre esses abusos”, afirmou Larissa.
Para a superintendente executiva da Mulher e Igualdade Racial da Seds-GO, Rosi Guimarães, as pessoas precisam ter acesso à informação sobre o que é, de fato, o assedio e quais implicações legais para quem comete esse tipo de crime.
“Nosso objetivo com esse evento foi capacitar os servidores para que eles possam ser multiplicadores dessas informações. O evento foi para todos os servidores da Seds-GO e nós queremos que os homens também abracem essa causa conosco, porque nós só queremos respeito”, comentou Rosi.
Dentre as políticas públicas da Seds-GO voltadas à defesa da mulher, Rosi cita o Centro de Referência Estadual da Igualdade (CREI), o Grupo Reflexivo para (Supostos) Autores de Violência Doméstica e o Pacto Goiano pelo Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, que está em processo de estruturação.