Seds dá início a Curso de Diretos Humanos
Inscrições já estão abertas pelo link https://forms.gle/zjrYsbUvbQ1bAbFs8
O primeiro módulo do “Goiás Pela Diversidade”, curso de formação em Direitos Humanos que o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), realizará ao longo do ano começa no próximo dia 25. Os instrutores da estreia serão o policial federal Fabrício Rosa e a defensora pública Fernanda Fernandes, ambos militantes experientes na área.
Serão nove módulos ao longo do ano – um por mês – voltados para diferentes públicos que atuam na área social e sistema de garantia de direitos de órgãos públicos estaduais e municipais. Cada módulo terá 8 horas e será realizado sempre na última quarta-feira do mês, no auditório da Seds, na Praça Cívica, em Goiânia.
O primeiro módulo tem 100 vagas e serão priorizadas a representantes de órgãos públicos e demais interessados da Grande Goiânia. Os módulos seguintes estarão abertos a interessados dos demais municípios do Estado. A concepção e coordenação são da Superintendência de Direitos Humanos da Seds.
As inscrições já estão abertas e são feitas somente pela internet, por meio do link: https://forms.gle/zjrYsbUvbQ1bAbFs8
Segundo Rogério Araújo da Silva, gerente da Diversidade Sexual da Seds, o objetivo é aprimorar a formação de servidores e pessoas que trabalham diretamente com direitos humanos no estado, bem como promover a integração deles na defesa efetiva dos direitos humanos em Goiás.
Metodologia
“A metodologia do curso irá propiciar estudos de casos de violação aos direitos humanos, habilitando os profissionais para o melhor diagnóstico e atendimento de situações que violam os direitos dos diversos segmentos da sociedade”, comenta Silva, citando palestrantes convidados com experiência tanto teórica quanto prática em seus temas.
Entre os temas que serão trabalhados no curso estão direitos da criança e do adolescente, juventude, mulher, pessoa idosa e com deficiência, trabalho escravo, trabalho infantil, diversidade étnico-racial, diversidade de gênero e sexualidade, sistema carcerário e socioeducativo, entre outros. “Para cada módulo, teremos no mínimo dois convidados; especialistas, pesquisadores e ativistas nas várias áreas dos direitos humanos”, informa.
De acordo com o gerente, está em andamento uma negociação de parceria com a Secretaria de Saúde para levar os encontros por regionais para todo o Estado. Outra possibilidade que está sendo estudada é organizar videoaulas com um resumo de cada módulo para chegar às pessoas do interior que não consigam participar presencialmente dos módulos em Goiânia.
Mais informações: tel. 3201 8068
Comunicação Setorial Seds
12/03/2020