Secretária Lúcia Vânia participa de fórum sobre saúde mental

Evento reuniu 300 profissionais para debater avanços no tratamento das doenças mentais em Goiás

A secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, foi um dos palestrantes convidados no Fórum Saúde Mental promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta sexta-feira (13), em Goiânia. Realizado no auditório da Escola de Saúde de Goiás, teve como objetivo dar voz aos atores sociais envolvidos na temática, a fim de promover uma política pública de saúde mental eficaz e democrática.

Com o tema “Saúde Mental: Cenário de Financiamento e Qualidade do Cuidado na Visão da Secretaria de Desenvolvimento Social”, Lúcia Vânia abordou as contribuições da pasta para uma necessária política multidisciplinar nesta área. Recuperando um pouco de sua longa trajetória de políticas sociais em Goiás e no parlamento brasileiro, a secretária afirmou que os portadores de doenças mentais são cidadãos que merecem ter uma política que os atenda de maneira interdisciplinar.

“A partir da reforma psiquiátrica que tivemos no país, evoluímos para uma mudança de paradigma no trato dessas pessoas. O novo modelo deve seguir esse entendimento psicossocial, que reúne diferentes competências profissionais e que seja inclusivo, trazendo também a família para esse processo”, afirmou a secretária.    

O evento contou também com o sociólogo e ex-deputado federal Paulo Delgado, autor da reforma psiquiátrica na Câmara dos Deputados, e palestras de membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Conselho Estadual de Saúde, Ministério Público, Universidade Federal de Goiás (UFG), Conselho Regional de Assistência Social, Conselho Regional de Psicologia e médicos psiquiatras. Segundo a organização, cerca de 300 profissionais participaram das discussões ao longo do dia.

Ao final do evento, o secretário Ismael Alexandrino, titular da SES, agradeceu a todos pela presença afirmando que a realização do fórum com a participação de diversas instituições colabora com a construção de políticas públicas mais efetivas e que atendam às reais necessidades da população.

“Precisamos ouvir os diversos atores e pensamentos que atuam nessa área. Juntos, cada um com seu conhecimento, seu valor agregado, possibilita um crescimento e aprimoramento das ações da secretaria. Este foi um primeiro fórum, mas vamos trabalhar para realizar outros”, arrematou.  

 

Assessoria de Imprensa / Seds

13/12/2019

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo