Secretaria de Desenvolvimento Social transfere espaço de apoio a deficiente para ampliação do Crer
Instalações que estavam subutilizadas vão servir para atendimento especializado a pessoas com problemas decorrentes do Zika Vírus e da Covid-19
A secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, propôs o repasse da unidade do Centro de Apoio ao Deficiente (Cead) para a administração do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer). O objetivo é transformar o espaço em uma unidade especializada no atendimento de pacientes com sequelas causadas pelo Zika Vírus e pela Covid-19.
A transferência da gestão do espaço é fruto de um acordo entre a secretária Lúcia Vânia, o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, e a direção das unidades especializadas. O entendimento é que o espaço será melhor utilizado, já que atualmente não possui a estrutura adequada para o suporte completo dos usuários.
Os credenciados do Cead continuarão recebendo atendimentos no local, que fica na 9° Avenida, no Setor Leste Vila-Nova, em Goiânia. A pactuação entre as secretarias já está em fase adiantada de tramitação e deve ser concretizada nas próximas semanas.
Equipes da Procuradoria da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Desenvolvimento e do Crer estão trabalhando juntas para finalizar o processo.
Histórico
Com a criação do Crer, que é uma das unidades especializadas de referência em reabilitação no Estado, o Cead perdeu influência no segmento de suporte aos pacientes e ficou subutilizado. O Centro de Apoio foi criado na década de 70, com amplo espaço físico e diversas salas que, adaptadas, serão
importantes para ampliar a oferta de serviços qualificados por parte da equipe do Crer.
Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) – Governo de Goiás