Projeto estimula leitura entre jovens no CASE de Porangatu
Experiência conquistou os jovens e terá novas edições este ano
Um projeto pioneiro de estímulo à leitura entre os jovens que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Porangatu foi concluído neste mês. A iniciativa da coordenadora pedagógica da unidade, Rosana Rofino, atendeu a dez adolescentes em atividades que duraram três meses, de novembro a janeiro.
Segundo Rosana, o projeto nasceu a partir de apontamentos de professores sobre a dificuldade de leitura e escrita dos jovens durantes as aulas regulares, realizadas dentro da própria unidade. O CASE de Porangatu conta com uma extensão do Colégio Estadual Presidente Kennedy, com aulas no ensino fundamental e médio, em três períodos (manhã, tarde e noite).
“Pensamos em fazer atividades de leitura com eles, iniciando com gêneros literários de textos curtos, de coisas com as quais eles estivessem mais habituados, como as cartas que enviam regularmente às famílias, além de fábulas, poesia e história em quadrinhos”, comenta a pedagoga, que contou com apoio da coordenação geral da unidade e da colega Osmira Jerônimo, também pedagoga no CASE.
Assim, com suporte da biblioteca do Colégio Presidente Kennedy, Rosana e Osmira selecionaram diversos livros dos gêneros pré-definidos e passaram a organizar atividades semanais com os menores. Foram aulas de leitura e escrita de cerca de 1h30 a 2 horas. Entre uma aula e outra, as pedagogas passaram também filmes com temática semelhante ao que os jovens liam.
“Assistimos com eles, por exemplo, o filme ‘A Menina que Roubava Livros’, no intuito de despertar a curiosidade pela leitura, mostrando também a importância e mesmo o prazer da aventura que uma boa leitura provoca”, relata. No início, houve resistência, mas ao final do projeto, que se deu durante as férias escolares, os dez estudantes aprovaram a experiência e pediram continuidade, conta Rosana.
“A maioria está ainda em processo de consolidação da alfabetização, daí acho que vem a dificuldade. Dos dez, só um está no ensino médio, mas terminamos essa primeira experiência muito contentes e confiantes que podemos ajudá-los a ter um desempenho melhor na aprendizagem textual”, diz Rosana afirmando que um bom termômetro disso virá a partir desta semana, por meio dos professores, já que os jovens retomarão as aulas regulares do ano letivo. A ideia, conta ela, é seguir realizando novas edições do “Jovens Leitores, Grandes Escritores”, sempre durante as férias. “Já programamos fazer mais uma rodada em julho”, arrematou.