Parceria do Governo do Estado com organizações sociais garante refeição para migrantes venezuelanos
Marmitas estão sendo distribuídas a 150 refugiados indígenas venezuelanos da etnia Warao, que se encontram na capital goiana desde início do ano
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), começou a distribuição de marmitas produzidas pela unidade do Restaurante do Bem de Campinas, aos migrantes indígenas venezuelanos da etnia Warao, refugiados da Venezuela e que chegaram a Goiânia no início deste ano.
São cerca de 150 pessoas, entre adultos, idosos e crianças, que passarão a receber a marmita durante toda a semana. A distribuição das refeições é feita pelas equipes da Seds e da Pastoral do Migrante em três pontos distintos nas imediações da Rua 44, na região central de Goiânia.
De acordo com o superintendente de Direitos Humanos da Seds, João Bosco Rosa, essa parceria com a OVG vai minimizar as dificuldades que os refugiados enfrentam ao deixar o país de origem. “Os indígenas, que já sofrem com a mudança de local, deixando sua terra natal para sobreviver em outro país e ainda com a barreira do idioma, merecem nossa atenção e proteção”, afirma João Bosco.
A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, lembra que, atualmente, são 13 as unidades do Restaurante do Bem no Estado, sendo que a de Campinas fornece 1.500 refeições por dia. Tudo é feito com o acompanhamento de uma nutricionista, em ambiente adequado e bem cuidado.
“É gratificante saber que estamos contribuindo com uma ação que garantirá comida de qualidade para essas pessoas que vieram de tão longe, fugindo de dificuldades e necessidades, em busca de uma vida melhor”, diz Adryanna Melo Caiado.
Rede de atenção ao migrante
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social de Goiás, Lúcia Vânia, a situação dos venezuelanos Warao está exposta nas ruas e nos sinais da capital e região metropolitana. “São pessoas que saíram dos seus territórios buscando a proteção em nosso país. Estamos fortalecendo a rede de atenção ao migrante em Goiás, e essa ação da OVG com a Seds é um alento para essas famílias”, disse.
A presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, reforça que, com o apoio do Governo de Goiás, a instituição tem amparado os mais vulneráveis em todo o Estado. “O combate à fome está entre as principais ações que temos realizado. A nossa atenção está totalmente voltada para aquela parcela da população que mais precisa e que nem sempre tem condições de ter o básico, como um prato de comida”, afirma.
Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) – Governo de Goiás