Palestra alerta participantes do Jovem Aprendiz sobre tabagismo

Uma palestra sobre os perigos do tabagismo foi realizada nesta quarta-feira (28/8)para os participantes do programa Jovem Aprendiz da Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds-GO).

Realizado no auditório da pasta, em Goiânia,o debate foi proferido por LeilinéiaPereira Ramos de Rezende, daSuperintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria de Saúde de Goiás (SES).

Na conversa com os adolescentes, a servidora abordou o tabagismo sob os aspectos químicos, do potencial de mal à saúde, das novas formas de tabagismo que têm atraído os jovens e dos benefícios de largar o vício.

“É verdade que o número de fumantes vem caindo no Brasil, mas é preciso ficarmos atentos às novas formas de sedução para o vício que a indústria do cigarro tem lançado mão, mirando principalmente vocês jovens”, disse a técnica da Secretaria de Saúde falando das novas formas de consumo de tabaco, como o cigarro eletrônico e o narguilé.

Perdas e danos

Leilinéia abriu a palestra falando da composição dos cigarros, que costuma trazer 4.720 diferentes substâncias químicas nocivas à saúde. Dentre essas, ela destacou a nicotina, que é a substância responsável por provocar o vício. Dos diversos males provocados pelo consumo de cigarros, a palestrante citou o câncer, doenças do coração, do pulmão, alteração da pressão arterial e aborto em mulheres.

A lista de perdas e danos pega tanto do ponto de vista pessoal quanto do coletivo e ambiental, disse a servidora, que faz mestrado na UFG sobre o assunto. “Além de só fazer mal à saúde, fumar não é barato. Um fumante gasta em média R$ 300 por mês para manter seu vício e quando ele precisa de atenção médica por causa disso, o Estado gasta milhões para socorrê-lo”, citou.

Depois de listar os benefícios para quem é fumante e desejar parar, Leilinéia deu dicas importantes nesse sentido. “Mudar rotinas e ambientes que frequenta, tomar muita água e fazer atividade física costuma ajudar. Mas o mais importante é a força de vontade, sem ela a pessoa não consegue deixar o vício”, concluiu dizendo que o Sistema Único de Saúde (SUS) mantém unidades com programas específicos para ajudar quem quer deixar o tabagismo.

Assessoria de Imprensa / Seds

28/08/2019

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo