Governo de Goiás reúne gestores e conselheiros de juventude em Goiânia

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds-GO) e da Superintendência da Criança, Adolescente e Juventude realizou na quinta-feira (29/8) o I Workshop Estadual de Gestores e Conselheiros de Juventude. O evento, realizado no auditório do Museu Zoroastro Artiaga, em Goiânia, contou com a participação de gestores, conselheiros municipais e estaduais e militantes de organizações sociais que atuam na área de defesa de direitos e políticas para a juventude.

O objetivo do encontro foi capacitar gestores e conselheiros e fomentar a criação de conselhos municipais de juventude em Goiás, além de debater a realização das conferências municipais/regionais e estadual de juventude. Dados da superintendênciamostram que cerca de 80% dos municípios goianos ainda não contam com um conselho de juventude.

Na abertura do evento, o secretário Marcos Cabral, titular da Seds-GO, ressaltou as políticas públicas que o governo de Goiás terá para a juventude, citando reformulações nos programas Jovem Aprendiz e Passe Livre Estudantil e no sistema socioeducativo, além de manter a coordenação estadual de programas federais como ID Jovem e Estação 4.0.

“A juventude é uma das nossas prioridades, tanto que o Gabinete de Políticas Socias, sob coordenação da primeira-dama Gracinha Caiado, criou serviço de monitoramento para esses programas, além de termos mudado o perfil dos beneficiários desses programas para fazer com eles de fato cheguem a quem mais precisa”, comentou o secretário.

Integraram a mesa de abertura do evento, além do secretário Cabral, o deputado estadual Diego Sorgatto, Rafael Davi Campos (secretário-executivo do Conselho Nacional de Juventude), Guilherme Araújo (presidente do Conselho Estadual de Juventude) e a superintendenteda Criança, Adolescente e Juventude, Thaís Moraes.

Também representando no evento a Secretaria Nacional de Juventude, ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Rafael Davi Campos ressaltou dados sobre a falta de amparo do poder público para com a juventude no Brasil e reafirmou a intenção do ministério de celebrar parcerias em prol de novas políticas para a juventude.

“O Brasil tem hoje 51 milhões de jovens e pelo menos um terço disso ainda é ‘nem nem’, ou seja, não trabalha nem estuda. Precisamos mudar isso e o ministério está de portas abertas a parcerias com quem quiser ajudar a pensar e executar projetos em prol da juventude brasileira”, disse Campos.

Conferências

Após a solenidade de abertura, a programação foi aberta pela superintendente da Seds-GO, Thaís Moraes, fazendo uma apresentação geral da secretaria situando o trabalho da Superintendência da Criança, Adolescente e Juventude. Um balanço dos seis primeiros meses de trabalho e o plano de ação para os próximos meses. Na sequência, o advogado Heitor Soares palestrou sobre os seis anos do Estatuto da Juventude, falando dos avanços e desafios da legislação que garante direitos à juventude brasileira. Soares é representante da OAB-GO no Conselho Estadual da Juventude.

Secretário executivo de Juventude da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Hanleryo Arantes foi convidado a falar sobre construção e funcionamento de conselhos municipais de juventude. Após um breve intervalo, a programação foi concluída com uma mesa redonda debatendo a IV Conferência Estadual de Juventude e o Plano Estadual de Juventude.

De acordo com Thaís, o processo de realização das conferências municipais e estaduais aguarda as diretrizes gerais dadas pela coordenação nacional da Conferência Nacional de Juventude. Segundo Davi Campos, da Secretaria Nacional de Juventude, o decreto estabelecendo a realização da conferência nacional foi publicado no último dia 17, prevendo a realização do evento nacional em dezembro, mas ainda sem data e local.

Assesoria de Imprensa / Seds
30/08/2019

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo