Governo de Goiás realiza ação de combate ao tráfico de pessoas no posto da PRF Hidrolândia, nesta sexta-feira, 2/8
Mobilização faz parte da campanha “Coração Azul”, do Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e vai alertar população sobre armadilhas envolvidas neste tipo de crime.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), realizou, nesta sexta-feira (2/8), das 8 às 12 horas, no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Hidrolândia, ação de combate ao tráfico de pessoas, com abordagem de condutores de veículos para distribuição de panfletos e esclarecimentos sobre este tipo de crime.
A mobilização faz parte da Campanha Coração Azul, instituída pela ONU junto com o Dia Internacional da Luta pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, em 30 de julho, que acontece em vários países. Um dos alertas feitos são as muitas armadilhas que os criminosos aplicam para atrair as vítimas.
Este ano, o tema da campanha é “Não deixemos nenhuma criança para trás na luta contra o tráfico de pessoas”, atentando sobre a vulnerabilidade desse grupo. Relatório da ONU de 2023 revela que mais da metade das vítimas crianças são traficadas dentro do seu próprio país, sendo que a grande maioria foi direcionada para o trabalho forçado em setores como atividades domésticas, mendicância e agricultura.
O secretário da Seds, Wellington Matos, destaca a importância de denunciar qualquer suspeita de tráfico às autoridades competentes e apoiar organizações que trabalham na prevenção e no resgate de vítimas. “Somado à punição dos autores desse crime, também são essenciais políticas públicas que fortaleçam a proteção infantil. Nesse sentido, o Governo de Goiás atua com vários programas, como o Mães de Goiás e o Aprendiz do Futuro, dentre outros”, ressalta.
De acordo com a Gerente de Direitos Humanos da Seds a campanha vem para orientar e levar informativos sobre este assunto. “A campanha Coração Azul, em parceria com a PRF, tem o objetivo de orientar sobre este tipo de crime, e informar sobre as suas formas de denúncias, que é pelo Disque 100 ou 180”, explica ela.
Para o Superintendente da PRF de Goiás, Tiago Queiroz, é dever do país prevenir, cuidar e no caso do tráfico de pessoas, realizar uma ação intensa para encontrá-la. “a campanha é de extrema importância, se uma criança ou uma pessoa adulta é desaparecida, sequestrada, o país deve parar e dedicar esforços para encontrá-la”, completa ele.
A passageira de ônibus Maria Helena Campponero, que saiu de Goiânia com destino a São Paulo, achou bastante interessante a iniciativa e as informações repassadas para ela. “Essa campanha é muito importante, achei muito interessante, pois a gente não liga muito no geral para esses tipos de coisas, e é necessário ter essa consciência para nós mesmos”, disse ela.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás