Governo de Goiás promove atividades em tenda multiétnica no Fica
Programação inclui oficinas e ações com foco na valorização da cultura dos povos quilombolas, camponeses e tradicionais
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), deu início nesta quarta-feira (12/06) às atividades da Tenda Multiétnica instalada no 25º Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), realizado na cidade de Goiás.
O espaço, que propõe reflexões sobre a luta e resistência dos povos quilombolas, camponeses e populações tradicionais do Cerrado, vai funcionar até sexta-feira (15/06), é aberto ao público e tem entrada gratuita.
As atrações incluem debates, rodas de conversa, oficinas, minicursos, feira multiétnica, shows e apresentações culturais. O Goiás Social distribuirá a Cartilha Goiás Sem Racismo e dará orientações sobre o tema durante o festival.
O gerente de Promoção de Direitos Indígenas da Seds, Sinvaldo Oliveira, cujo nome indígena é Wahuká, ministrará oficinas de arco e flecha, de língua materna e de grafismo. Ele destaca a importância dessas atividades para a preservação da cultura indígena e do meio ambiente. “A conservação da nossa fauna significa a conservação da nossa própria língua. Se um animal é extinto, a nossa língua também se extingue”, explica o gerente.
Realizada desde 2016, a Tenda Multiétnica é uma parceria entre a Seds, Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG) e prefeitura de Goiás.
Confira aqui programação completa do Fica 2024.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás