Governo de Goiás promove 4º Dignidade na Rua nesta terça-feira, 22
Pela primeira vez, pessoas em situação de rua poderão fazer requisição de benefícios e aposentadoria pelo INSS e solucionar demandas junto à Caixa Econômica Federal. Também haverá atendimento de saúde, emissão de documentos e distribuição de refeições
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), promove a quarta edição do projeto Dignidade na Rua nesta terça-feira (22/11), no Cepal do Setor Sul, em Goiânia. Os atendimentos serão realizados das 14 às 20 horas, com a inclusão de novos serviços, como a requisição de benefícios e aposentadoria pelo INSS e a solução de demandas junto à Caixa Econômica Federal.
Quem passar pelo local ainda vai receber almoço, lanche e jantar; banho; roupas; medicamentos e vacinas. Como parte da acolhida, haverá uma programação cultural e apresentações artísticas. A expectativa é atender cerca de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O secretário Wellington Matos destaca a dimensão que o Dignidade na Rua vem ganhando, desde a sua primeira edição, que ocorreu em abril deste ano, na região de Campinas. “A cada evento, temos novos parceiros e novos serviços, demonstrando que a realidade da população de rua é uma questão que diz respeito a todos e, quando todos se unem, os resultados são evidentes”, afirma Matos.
Serviços
Em conjunto com a Prefeitura de Goiânia, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás, e Ong’s, entre outros parceiros, o Governo de Goiás reúne em um mesmo local uma gama de mais de 20 serviços. Entre eles, emissão de documentos, encaminhamento para vagas de emprego, testes de HIV e sífilis, retificação de prenome e gênero e reconhecimento de paternidade, por meio programa Pai Presente, do Tribunal de Justiça de Goiás.
A Seds vai disponibilizar a emissão de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, além de corte de cabelo. Quem precisar fazer carteira de identidade será atendido pela Polícia Técnica Científica. De forma complementar à assistência social, as equipes vão oferecer à população a oportunidade de ir para a Casa da Acolhida, na capital, e para comunidades terapêuticas que oferecem tratamento para dependência de álcool e drogas.
Atendimentos disponíveis:
– segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito (Seds);
– emissão de documento de identidade (Polícia Técnica Científica);
– vagas de emprego e cursos (Secretaria da Retomada);
– assistência jurídica e retificação de nome (DPE);
– Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos – PLID (MPGO);
– audiências cíveis e de família (OAB-GO);
– Programa Pai Presente (TJ-GO);
– acesso a medicamentos e agendamento de consultas médicas e cirurgias (DPU);
– acordo e ações do programa de benefícios do INSS/BPC LOAS: pessoa com deficiência e pessoa idosa (JFGO – apoio CNJ)
– demandas junto à Caixa Econômica Federal (DPU);
– demandas junto à Justiça Federal do Estado (TJ-GO);
– banho solidário (ONG Banho solidário – Paróquia N. S. Aparecida e Santa Edwirges);
– corte de cabelo (Seds);
– distribuição de roupas (Seds);
– vacinas (Secretaria Municipal de Saúde);
– testes rápidos de IST’s (Secretaria Estadual da Saúde);
– consultório de rua (Secretaria Municipal da Saúde);
– entrega de preservativos e absorventes (SMDHPA);
– distribuição de lanches e marmitas (OVG, Tio Cleobaldo e Ceasa).
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social