Governo de Goiás mantém assistência a idosos, durante reconstrução da Casa do Idoso na Vila Mutirão
Abrigados por famílias acolhedoras da vizinhança, dez idosos institucionalizados recebem da Seds atendimentos feitos por equipes de enfermagem, de assistência social e de psicologia, além de alimentos. Todos eles foram, inclusive, vacinados contra Covid-19
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), continua prestando assistência a dez idosos da Casa do Idoso Vila Mutirão que estão abrigados em residências de famílias acolhedoras, enquanto o local passa por obras de reconstrução e ampliação, iniciadas em 31 de dezembro de 2020. No local existem 30 casas-lares construídas para atender até 60 pessoas da terceira idade em situação de vulnerabilidade social.
“Eles recebem assistência das equipes de enfermagem, de assistência social e de psicologia, além de cestas de alimentos e itens de higiene e proteção pessoal, durante esse período”, explica Lúcia Vânia, secretária da Seds.
Segundo ela, semanalmente são feitas visitas às casas das famílias acolhedoras, para atender aos idosos que, embora não estejam nas casas-lares, devido às obras, continuam institucionalizados. “Todos eles, inclusive, foram vacinados contra a Covid-19, por serem do grupo prioritário, e continuam recebendo atenção socioassistencial.”
Construída na década de 1980, a Casa do Idoso não atendia mais aos requisitos de acessibilidade e conforto. Por intermédio da Seds, o Governo de Goiás executa as obras de reconstrução das casas-lares e de construção de um Centro de Convivência no local. Serão investidos R$ 2,5 milhões nas obras, oriundos do Protege, fundo responsável pelo custeio dos programas da rede de proteção social.
Desde que foram iniciadas as obras, a Seds, respeitando o desejo dos moradores de continuarem morando na região, viabilizou a hospedagem deles em residências de famílias que se propuseram a ser, temporariamente, acolhedoras.
“Os idosos da Casa do Idoso continuam morando na Vila Mutirão e podem acompanhar o andamento das obras, ver cada passo da reconstrução do lar para onde vão voltar quando tudo estiver concluído”, explica Lúcia Vânia.
Para que os idosos tenham a mesma qualidade de vida e toda a assistência que têm no abrigo, a Seds faz esse acompanhamento e oferece toda a assistências às famílias acolhedoras.
A obra
As moradias da Casa do Idoso Vila Mutirão tinham paredes de placas de concreto, que estão sendo revestidas com tijolos e terão o piso nivelado com a área externa, além de receber forro de gesso. As portas serão padronizadas, todas metálicas e com largura para que os cadeirantes possam passar por elas.
Outras mudanças serão feitas nas janelas, para melhorar a ventilação e integrar a residência com a área externa, que é bastante arborizada e continuará intacta com a construção da área de lazer. A Casa será cercada por muro para melhorar a segurança.
O Centro de Convivência contará com piscina e equipamentos de fisioterapia e de atividades físicas e recreativas, com o objetivo de contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos moradores e visitantes.
O salão terá 250 metros quadrados de área e capacidade para receber mais de 200 pessoas com conforto, local onde poderão ser realizados os eventos.
Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) — Governo de Goiás