Governo de Goiás entrega kits do Aprendiz do Futuro para jovens de Goiânia e Região Metropolitana durante encontro com embaixadores do programa
Encontro presencial também teve transmissão on-line para os 6.250 aprendizes em todo o Estado
O Governo de Goiás, por meio do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS), promoveu nesta segunda-feira (12/12), no auditório do Palácio Pedro Ludovico, um encontro entre jovens que estão ingressando no Aprendiz do Futuro e os 12 que participaram de um intercâmbio cultural na Europa, no último mês de novembro, tornando-se embaixadores do programa. Durante o evento, que teve transmissão on-line, dando oportunidade aos 6.250 integrantes do programa de assistirem, foram entregues 362 kits para os aprendizes novatos da Capital e Região Metropolitana.
O encontro teve como objetivo promover o compartilhamento de experiências vivenciadas entre os estudantes premiados com a viagem e aqueles que estão chegando, de forma a incentivá-los a buscarem o melhor aproveitamento de tudo que o programa oferece. Participaram o secretário da SEDS, Welligton Matos, integrantes da Superintendência da Criança, Adolescente e Juventude, além de representantes da Renapsi, empresa parceira na execução do programa, que integraram a comitiva do intercâmbio.
Os novos embaixadores falaram sobre como se dedicaram para conquistar a premiação e, principalmente, tudo que puderam ver e viver no intercâmbio cultural, quando eles passaram por três capitais europeias: Barcelona, Bruxelas e Lisboa. Durante uma semana, eles participaram de solenidade no Parlamento Europeu, de encontro de tecnologia, interagiram com estudantes de outros países, visitaram museus, assistiram a shows, tiveram experiências gastronômicas, dentre outras atividades, numa grande imersão cultural.
A jovem Elisa Rosa Soares disse que ficou impressionada com a cultura da sustentabilidade do velho continente. “Quase não se usa plástico por lá e não há desperdício de comida. A juventude é muito consciente”, partilhou Elisa, que mora em Palmelo de Goiás. O aprendiz João Vitor Gonçalvez de Matos, de Avelinópolis, destacou a efervescência da cultura local. “Assistimos a uma peça de teatro que falava da paz, diante da guerra da Ucrânia na região”. Brunna Gomes do Vale, de Goiânia, contou que ficou impressionada com os monumentos europeus, destacando a Catedral da Sagrada Família, em Barcelona. “Eu, que pretendo fazer Arquitetura, achei fantástica essa parte da viagem”, disse. Já Allana Vitória dos Santos, também de Goiânia, fez um recorte da presença marcante do voluntariado naqueles países.
Os novos jovens aprendizes, assim como os familiares que estavam presentes, e também os que assistiam a transmissão on-line, puderam tirar dúvidas com os embaixadores sobre temas como idioma, suporte que receberam, o que os deixaram mais inseguros quando se inscreveram para conquistar uma vaga no intercâmbio, dentre outras perguntas. A novata Kássia Ferreira Lopes, de Trindade, disse que ficou muito motivada com tudo que ouviu e que pretende seguir o mesmo caminho dos colegas. Gabriel Barbosa Ribeiro da Silva, de Goiânia, disse que ficou tão estimulado, que também já decidiu se inscrever para o próximo intercâmbio.
O secretário Wellington Matos, se referindo à conquista alcançada pelos jovens embaixadores, incentivou os novatos a se prepararem em sua trajetória no programa, para, quando as oportunidades surgirem, eles estarem prontos para aproveitá-las. “Vocês estão tendo a oportunidade de começar com o pé direito. Salário, curso de formação, aulas de reforço em Português, Redação e Matemática, vale alimentação, tablet, atuação na administração pública do Estado, ou de uma prefeitura. Busquem ficar sempre prontos para as oportunidades que vocês terão durante a vida de vocês”.
A viagem foi uma iniciativa do Governo de Goiás em parceria com a Renapsi, premiando os aprendizes com melhores notas, desempenho em redação e nas atividades de orientação profissional. Os estudantes selecionados ganharam a viagem com todas as despesas pagas, além de roupa, custeio do passaporte e documentação necessária. Para o secretário Wellington Matos, esse compartilhamento de experiências dos embaixadores do programa é uma forma de replicar o que eles vivenciaram e de motivar os novos colegas a alçarem grandes voos como aprendizes, como eles fizerem.
O Aprendiz do Futuro é o maior programa de socioaprendizagem do Brasil e do mundo com foco em tecnologia, alta performance e impacto social na vida dos jovens em situação de vulnerabilidade. Atende jovens em vulnerabilidade econômico-social, estudantes da rede pública ou bolsistas 100% de rede particular e aqueles com renda familiar de até dois salários mínimos.
Prioriza jovens com deficiência, que cumprem medidas socioeducativas e membros de comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, ciganos e afrodescendentes. Além daqueles pertencentes a famílias que possuam em sua composição mulheres vítimas de violência doméstica. Eles recebem R$ 569,36 de salário, R$ 150,00 de vale alimentação, décimo terceiro, férias, seguro de vida, vale transporte e tablet com internet para fazerem cursos de capacitação. O vínculo trabalhista é pela CLT.