Governo de Goiás dá início a retestagem de Covid-19 em idosos e trabalhadores de 27 instituições
Estado foi o único a conseguir mais uma etapa, que ajudará na proteção à saúde de mais de mil pessoas envolvidas
O Governo de Goiás iniciou, no dia 21/9, nova testagem de Covid-19 nos idosos de 27 Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis), nos municípios de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Luziânia, Rio Verde e Santa Helena de Goiás. A ação é fruto de parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) com a Fundação Banco Itaú.
“Goiás foi o único Estado que o Itaú disponibilizou mais uma etapa de testagem nos trabalhadores e idosos das Ilpis. Por intermédio da secretária Lúcia Vânia, fizemos a solicitação, já que a pandemia ainda está em alta, e eles se sensibilizaram e contribuíram com mais essa ação em benefício da saúde dos idosos”, explica a gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, da Seds, Daniela Fernandes.
A primeira etapa, iniciada no mês de maio, alcançou 1.878 pessoas envolvidas com essas instituições, sendo 713 servidores e 1.165 idosos. Por meio de outra parceria da Seds com o Banco Itaú, essas 27 Ilpis receberam a doação de kits compostos por tablet, máquina de lavar, secadora, aparelho celular, rádio, TV, oxímetro, medidor de temperatura corporal e, também, EPIs, álcool em gel e materiais de limpeza.
Para os próximos dias, serão entregues produtos necessários à segurança e conforto dos idosos em 171 Ilpis cadastradas junto ao Ministério da Família e Direitos Humanos. A medida é fruto de uma ação da Seds com o governo federal.