Governo de Goiás assina termo de cooperação com Adial para inserção de pessoas vulneráveis no mercado de trabalho

Parceria com a entidade contará com uma estratégia onde a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) identificará as pessoas em situação de vulnerabilidade e a Retomada oferecerá cursos de capacitação

Foto: Wagnas Cabral

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e Secretaria da Retomada, assinou nesta segunda-feira (18/3), um Termo de Colaboração com a Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) para identificar e encaminhar pessoas em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho e capacitação profissional. A assinatura contou com a presença do secretário Wellington Matos, do presidente do Conselho da Adial, José Garrote, e da representante da Retomada, Suellen Couto.

O Governo de Goiás e a Adial compartilham o interesse em promover a inclusão social e econômica, por meio da promoção da capacitação e de oportunidades de mão de obra em diversos municípios do Estado. Cada uma das partes envolvidas contribuirá com estratégias para a execução do plano. A Seds identificará as pessoas em situação de vulnerabilidade, a Retomada ministrará os cursos e a Adial ofertará as vagas de emprego.

Para promover a integração entre os setores e facilitar o acesso ao mercado de trabalho, foi desenvolvido um cronograma de visitas aos municípios goianos, com foco nos centros de assistência social. O projeto piloto será implementado inicialmente em Itumbiara, Rio Verde, Luziânia e Itaberaí, visando criar um fluxo contínuo e eficiente de encaminhamento para o mercado.

Além disso, será apresentado material de orientação sobre a importância do trabalho formal com Carteira de Trabalho e Previdência Social, incluindo cartilhas, folders e spots para rádio, que serão distribuídos tanto para os técnicos dos Cras/Creas como para a população em geral.

O secretário Wellington Matos destaca que o projeto de cooperação mútua com a Adial é um passo essencial para uma das etapas mais importantes dos programas sociais, que geram transformação da realidade social. “O Governo de Goiás não quer deixar como legado simplesmente quantos benefícios concedeu em sua gestão, mas o quanto da curva da pobreza ele reduziu”, pontua.

“Acredito na parceria e sinergia entre setor público e privado. Nenhum dos setores consegue realizar grandes feitos sozinho”, destaca o conselheiro da Adial, José Garrote. Ele ainda ressalta que há uma demanda significativa por vagas no setor produtivo. A chefe de Gabinete da Retomada, Suellen Couto, pontua que o Termo representa a busca de autonomia da população e terá frutos a longo prazo.

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo