Governo altera rotina de trabalho nas repartições públicas e anuncia suspensão de aulas em Goiás

O governador Ronaldo Caiado determinou a suspensão de aulas em escolas das redes públicas e particulares e nas universidades e faculdades, nos 246 municípios goianos. A decisão anunciada neste domingo, dia 15 de março, tem como objetivo evitar a proliferação do coronavírus no Estado. Até o momento já são 9 casos diagnosticados na capital e interior. No Brasil são mais de 200 casos confirmados.

Eventos esportivos também deixam de contar com a presença de público até que a situação da pandemia seja controlada. A rodada deste final de semana evidenciou essa nova realidade nos estádios; todos só tiveram os jogadores, empregados dos clubes e profissionais de imprensa.

A decisão de suspender aulas veio por meio de nota técnica divulgada pela Secretaria do Estado de Goiás (SES-GO), assinada pelo titular da pasta, Ismael Alexandrino.

A paralisação ocorre já a partir desta segunda-feira, 16, mas com tolerância até quarta-feira (18), que pode ser através de antecipação das férias escolares, em todos os níveis educacionais, públicos e privados. A ideia é interromper as atividades por 15 dias.

Somente não terá paralisação as atividades de formação nos cursos da área de saúde no ensino superior para os estudantes universitários dos cursos de medicina e enfermagem, por exemplo. Para estes acadêmicos, recomenda-se que sejam incluídas imediatamente, e em todas as disciplinas com foco nas orientações técnicas dos protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás.

Os temas devem focar as características epidemiológicas, clínicas, terapêuticas e diagnósticos que tratam do Covid-19 e outras Síndromes Respiratórias Graves.

Já nas repartições estaduais, como secretarias, agencias e autarquias, ações preventivas também estão sendo  adotadas com foco em ações para evitar que casos do coronavírus possam surgir entre os servidores públicos. O decreto publicado em edição extra do dia 14 de março de 2020 que estabelece as regras a serem implementadas está disponível no site do Diário Oficial.
 
O governo estadual também anunciou vetos a realização de grandes reuniões públicas em ambientes fechados. Na Secretaria de Desenvolvimento a secretária Lucia Vânia reuniu superintendentes e gerentes de diversas áreas da pasta na manhã desta segunda, 16, com a finalidade de reforçar o cumprimento das medidas anunciadas pelo governo e ressaltou a importância de defender mais cuidado com a saúde e segurança dos trabalhadores nas repartições da SEDS e dos públicos beneficiados pelas unidades, como CRAS, SINE, Centros de idosos e adolescentes, entre outros.

A Secretaria coordena amplo leque de serviços voltados para a área social, abrangendo a Região Metropolitana de Goiânia e outras localidades do interior do Estado.

Importante ressaltar que outras instituições públicas e classistas, também, vêm adotando medidas de protelação da realização de grandes eventos que concentrem grande público.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo