Goiás Social leva assistência para mulheres indígenas de Aruanã
Equipes da Seds repassaram informações de combate à violência contra a mulher nas aldeias Buridina e Bdè-Burè

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, realizou, entre os dias 17 e 18 de março, a entrega de benefícios para mulheres indígenas do município de Aruanã, localizado às margens do Rio Araguaia. Foram contempladas as aldeias Buridina e Bdè-Burè, que se autodenominam Iny-Karajás. Durante a ação, foram feitas rodas de conversa com as mulheres indígenas, a fim de proporcionar uma escuta compartilhada de conscientização pelo fim violência contra a mulher.
As palestras também tiveram a participação das alunas do Colégio Estadual Indígena Maurehi e discutiram temas como, sinais de relacionamentos abusivos, ciclos da violência, autonomia feminina e valorização da cultura. Dentre as atividades, as participantes puderam ter acesso a atendimento social, psicológico e jurídico através do Ônibus Lilás, que esteve presente no local. Foram distribuídos ainda absorventes do programa Dignidade Menstrual.

Para o secretário Wellington Matos, a iniciativa é fundamental para promover a conscientização das mulheres indígenas sobre sua cultura, tradições e modos de vida, integrados no enfrentamento à violência de gênero. “Fazemos o mapeamento dessas comunidades por todo o estado e tratamos o assunto da violência com atenção prioritária nas ações e projetos realizados”, destaca.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás