Goiás discute situação dos migrantes no estado durante seminário com participação de representantes dos 246 municípios

O Governo de Goiás promove, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). o seminário Migrantes em Goiás, nesta quinta-feira (22/6), das 8 às 17 horas, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Auditório 2. O evento discutirá a acolhida e adaptação dos migrantes que desejam viver no Estado. 

Contará com a participação de secretários municipais de assistência social, profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e conselheiros tutelares dos 246 municípios. 

Goiás tem atualmente 6.384 estrangeiros residindo no estado. São 3.398 mulheres e 2.986 homens,   distribuídos em 218 municípios. A maioria deles vieram da Venezuela, 3.156 pessoas. Em segundo, estão os migrantes do Haiti (503), Colômbia (142) e Bolívia (127).

Entre as políticas de atendimento ao migrante do Governo, executadas pela Seds, sob a coordenação do Goiás Social, estão emissão de documentos, em parceria com a Polícia Federal, aulas de português, junto com a Seduc, oferta de empregos e participação na feira de artesanato Goiás Feito à Mão, em parceria com a Retomada, além do acesso ao Aluguel Social, para aqueles em situação de vulnerabilidade social, a exemplo dos indígenas venezuelanos.  Crianças venezuelanas indígenas com até seis anos de idade também são beneficiadas como cartão Mães de Goiás, com o recebimento de R$ 250 ao mês.

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo