Consultores do Banco Mundial conhecem Programa Criança Feliz, em Novo Gama

Atendendo a uma solicitação do Banco Mundial, a Coordenação Nacional do Programa Criança Feliz realizou, nesta quarta-feira (5), visita técnica ao município de Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal. O objetivo foi apresentar a operacionalização do programa aos consultores e especialistas na primeira infância André Loureiro, economista do Banco Mundial; Julieta Trias, economista do Banco Mundial; e Renata Ferreira, consultora para Primeira Infância pelo Banco Mundial; junto à equipe estadual do programa, estiveram presentes na cidade.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), que tem como titular Lúcia Vânia, estuda um projeto de lei que vai destinar 50% das vagas nas creches para as crianças egressas do Criança Feliz. No governo de Goiás, o Gabinete de Políticas Sociais trabalha para que crianças de zero a seis anos participem de programas e projetos que possam melhorar o desempenho na escola.

Antes de iniciar as visitas à familias, foram esclarecidas dúvidas a respeito do programa, que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância, em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

Após a rápida conferência, os consultores puderam acompanhar uma visita domiciliar na casa de Luana de Sousa Silva, de 23 anos, mãe de três crianças e que há três meses faz parte dos beneficiados pelo programa. Luana está desempregada e passa por dificuldades financeiras no momento e se encontra em processo de atualização cadastral para receber benefícios de programas sociais. Ela conta que, depois de entrar para o Criança Feliz, seus filhos ficaram “mais espertos e desenvolveram melhor a fala”, e que, por ter agora um tempo reservado apenas para os filhos, ela se sente mais próxima deles. 

“O Programa ajuda a criar um vínculo forte entre o cuidador e a criança, já que durante as visitas o tempo é reservado apenas para a realização de atividades entre eles”, diz a supervisora municipal do Criança Feliz em Novo Gama, Zita Josefa,

As visitas domiciliares no Programa Criança Feliz assumem, então, as perspectivas da prevenção, da proteção e da promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância. O objetivo delas é fortalecer os vínculos e as competências da família para o cuidado das crianças.

Ao final da manhã, os consultores, visitadoras e coordenadores do programa se reuniram com a prefeita de Novo Gama, Sônia Chaves. Ela frisou a importância do Criança Feliz na cidade e o apoio da prefeitura no que for preciso para manter e melhorar ainda mais o desempenho dele em Novo Gama.

                                                                            

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo