Representantes da Sociedade Civil são eleitos para o Conem

As eleitas representam entidades/coletivos da sociedade civil organizada, com reconhecida atuação na defesa e promoção dos direitos das mulheres em diversos segmentos

Conselho Estadual da Mulher (Conem) elegeu no dia 23 de fevereiro as 19 entidades representantes da sociedade civil que irão compor o colegiado da entidade, biênio 2023-2025. Elas atuarão em conjunto com outros 19 representantes de órgãos/entidades governamentais.

As entidades eleitas foram: Casa da Mãe Sozinha Anália Franco, Centro de Valorização da Mulher (CEVAM), Coletiva Criativa Studio Cultural, Centro Popular da Mulher (CPM), Elas por elas, Fórum Goiano de Mulheres, Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), Instituto Federal de Goiás (IFG), Mulheres negras e minorias étnicas, Associação Quilombo Kalunga (AQK), Movimento Agô, Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros de Goiás (Astral), Conselho de Serviço Social (CRESS) , Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde do Estado de Goiás (SindSaúde), Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Aduf-GO), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), – Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação de Idosos do Jardim Balneário Meia Ponte e Bairros Adjacentes.

De acordo com a superintendente da Mulher e Igualdade Racial da SEDS, Rosi Guimarães, agora elas devem indicar ao Conem quem será a conselheira titular e a suplente, até o dia 24 de março. As eleitas representam entidades/coletivos da sociedade civil organizada, com reconhecida atuação na defesa e promoção dos direitos das mulheres em diversos segmentos, como os de feministas, negras, minorias étnicas, comunicação, cultura, pesquisas de gênero, lésbicas, diversidade sexual, identidade de gênero, trabalhadoras da saúde, educação, agricultura, indústria e comércio, área jurídica e atendimento às mulheres.

Criação
O Conem foi criado pela Lei n° 13.456 de 16 de abril de 1999 e regulamentado pelo Decreto n° 5.085 de 29.07.99, modificado pelo Decreto n° 5.196 de 22 de março de 2000. É formado por um colegiado com uma presidenta eleita pelas entidades governamentais e não governamentais que o compõem (estrutura paritária), uma secretária executiva nomeada pelo Governo de Goiás e mais uma equipe técnica de trabalho.

Objetivo
O Conselho tem como objetivo assessorar e articular, no âmbito do Poder Executivo e da sociedade civil, a implementação de políticas públicas de atenção à mulher, nos diversos aspectos de sua vida: saúde, segurança e justiça, direitos sexuais e reprodutivos, mercado de trabalho e educação não–sexista. E também o de exigir o cumprimento da legislação que assegura os direitos da mulher, adotando, se necessário, medidas administrativas ou judiciais cabíveis.

Mais informações pelos telefones (62) 3201-8513, (62) 98170-1500, ou pelo e-mail conem.go@gmail.com.

Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado – Governo de Goiás

 

 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo