Coegemas define calendário de atividades para 2020

Plenária do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Goiás (Coegemas) definiu nesta quinta-feira (30) seu calendário de atividades para este ano. O encontro, promovido pela Superintendência de   Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão da Secretaria de Desenvolvimento Socias (Seds), reuniu gestores e técnicos da assistência social de vários municípios e foi realizado no auditório da Seds, na Praça Cívica, em Goiânia.

Ivane Campos Mendonça, presidente do Coegemas, abriu o evento falando da importância do calendário e da participação ativa dos gestores, ressaltando o fato deste ano ser atípico novamente na pauta das políticas sociais em função das eleições municipais de outubro. “Ano eleitoral é época em que nossa pauta volta à baila com força. Então, é preciso estarmos atentos e aproveitarmos as oportunidades que possam surgir para ampliarmos ações e compromissos”, disse ela, que é vice-prefeita de Mineiros.

Constou também da pauta da plenária discussão e deliberação sobre reivindicações que o colegiado levará à secretária Lúcia Vânia, titular da Seds. Entre as propostas aprovadas estão o cofinanciamento da assistência social no Estado, política em que governo e prefeituras investem juntamente na área, reativação e/ou ampliação de programas como Renda Cidadã e Jovem Aprendiz, ampliação de apoio do Estado aos centros de acolhimento de idosos e ampliação do sistema socioeducativo.  

A Luíza Rodrigues, superintendente de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão da Seds abordou a importância do colegiado como instrumento de aproximação e parcerias da Seds com as prefeituras. “Estreitar nossos laços significa fazer com que as políticas públicas de assistência social cheguem de maneira mais efetiva ao cidadão em cada um dos municípios de vocês”, disse a superintendente.

Ao final do encontro, outros superintendentes da Seds foram convidados a falar das ações e programas em execução na Seds. Expuseram sobre suas respectivas áreas os superintendentes João Bosco (Direitos Humanos), Thaís Moraes (Criança, Adolescente e Juventude), Rosi Guimarães (Mulher e Igualdade Racial) e Gilberto Silvério da Silva (Trabalho, Emprego e Geração de Renda).
No encerramento, a presidente Ivane Campos reforçou o convite a todos os presentes para participarem do Encontro de Gestores Municipais de Assistência Social, pré-agendado para o fim de fevereiro em Goiânia, com a presença da secretária Lúcia Vânia.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo