Beneficiários do Tarifa Social devem fazer recadastramento nas unidades do Cras
Medida é para atualizar dados e manter ativo o auxílio que concede descontos de até 65% na conta de energia para 265 mil famílias, dos 246 municípios goianos
Os clientes da empresa Enel que são beneficiários do programa Tarifa Social de Energia Elétrica devem procurar uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) para realizar a atualização de seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), caso haja alteração de seus dados pessoais, de endereço ou se já estão há mais de dois anos sem atualização. Cerca de 15% dos 265 mil clientes precisam fazer o procedimento para não serem desenquadrados.
“O recadastramento é obrigatório a cada dois anos ou quando há alteração de qualquer informação, como endereço, por exemplo”, explica a superintendente de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), do Governo de Goiás, Luiza Vitor.
Com apoio da Seds, responsável pelo CadÚnico no Estado, a empresa Enel cadastrou famílias para conceder descontos de até 65% na conta de energia, desde que o consumo delas seja inferior a 200kW/h mensal.
O recadastramento é necessário porque, segundo a empresa, anualmente, as concessionárias enviam a base cadastral com todas as unidades consumidoras beneficiárias para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fazer o cruzamento de dados.
As famílias que não forem localizadas na base de dados do Ministério do Desenvolvimento Social ou com data da última atualização cadastral superior a dois anos perderão o benefício.
“Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social estamos buscando avisar essas famílias, a fim de garantir que elas continuem tendo o benefício”, ressalta Roosevelt Cantanhede, responsável pelo departamento de Atendimento ao Cliente da Enel.
Têm direito ao benefício famílias inscritas no CadÚnico e as que são contempladas com o programa Bolsa Família.