Após imunizar toda a comunidade Kalunga, Governo de Goiás estende vacinação para demais quilombolas do Estado
Moradores com mais de 50 anos da Comunidade Ana Laura, no município de Professor Jamil, receberam a primeira dose. Próxima será de Piracanjuba
Sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), as comunidades quilombolas do Estado começaram, no início deste mês, a receber as vacinas contra a Covid-19, por estarem nos grupos prioritários do plano de enfrentamento do Governo de Goiás.
Nesta quarta-feira (24/03), os moradores com mais de 50 anos da Comunidade Ana Laura, no município de Professor Jamil, foram imunizados. Na quinta-feira (25/03) serão aplicadas as doses em todos os demais que têm acima de 18 anos.
A equipe da Seds se juntou à da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para acompanhar e dar apoio ao trabalho dos enfermeiros.
No início deste mês de março, foi iniciada e concluída a primeira etapa da imunização dos quilombolas nas comunidades Kalunga da região Nordeste do Estado, nos municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás.
Segundo a superintendente da Mulher e da Igualdade Racial da Seds, Rosi Guimarães, toda a população quilombola será vacinada. Para isso, as comunidades precisam informar o quantitativo às secretarias de Saúde municipais, que informarão ao Estado, para que sejam disponibilizadas as doses.
Rosi explica ainda que a próxima comunidade será a de Piracanjuba. “O plano estadual prioriza, além dos quilombolas, os indígenas aldeados, que já foram todos vacinados”, diz ela.