Adolescentes do sistema socioeducativo farão o Enem
Provas serão aplicadas dentro das unidades, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Ação para igualar oportunidades para menores em conflito com a lei faz parte da nova pedagogia do sistema
Em Goiás, 38 adolescentes que cumprem medidas nos Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) de Goiânia, Luziânia, Porangatu, Formosa e Anápolis farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 23 e 24 fevereiro.
"A adesão dos adolescentes ao exame foi feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), que também cadastrou as unidades e os responsáveis de cada uma delas. Essa medida, de dar a mesma oportunidade de acesso aos estudos para os socioeducandos, faz parte da nova pedagogia formatada para o socioeducativo do Governo de Goiás”, explica a secretária da Seds, Lúcia Vânia.
Conforme o Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso firmado pelo Governo de Goiás, por meio da Seds, com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas serão realizadas dentro das unidades socioeducativas.
Em dezembro do ano passado, foram encaminhados a todas as unidades de Goiás os quatro modelos de provas do Enem de 2019. Eles também receberam material de apoio para a produção de redação, para que os adolescentes pudessem se preparar.
Outra iniciativa da Seds foi enviar aos Cases instruções para que as unidades se organizassem para que os adolescentes tivessem acesso ao aulão preparatório promovido pela TV Anhanguera, em parceria com a PUC-GO. O evento foi transmitido gratuitamente pelo G1 Goiás, no dia 9 de janeiro.
“Além disso, foi feita a indicação de plataformas virtuais para que as equipes pedagógicas de cada Case dinamizassem, junto aos internos, momentos de preparação para o exame”, destaca o gerente do Sistema Socioeducativo, Eduardo Henriques.
Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) — Governo de Goiás