Equipe da Superintendência da Mulher faz visita técnica à Sala Lilás do IML
Grupo conheceu a estrutura e serviços realizados no espaço especializado para o atendimento às vítimas de violência física e sexual
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), por meio da Superintendência da Mulher, realizou nesta terça-feira (25/6) visita técnica na Sala Lilás, no Instituto Médico Legal da Polícia Científica de Goiás. A equipe conferiu as instalações do local, que recebe meninas e mulheres vítimas de violência doméstica.
Durante o encontro, a chefe de gabinete da Polícia Científica, Mariana Mota, explicou como funcionam os atendimentos prestados. Segundo a perita, a passagem prévia pela equipe multidisciplinar, que conta com assistência médica, psicológica e social, facilita o acesso da vítima aos demais serviços de saúde.
“Conseguimos fazer com que essa vítima procure a assistência para evitar, por exemplo, doenças sexualmente transmissíveis ou gravidez indesejada. Quando ela não pode vir até aqui, nossas médicas legistas que atuam na Sala Lilás, fazem a coleta dos vestígios no próprio hospital. Desta forma, evitamos o seu deslocamento por condições físicas”, acrescenta.
Conforme a superintendente da Mulher Evelin Rodrigues, o espaço tem oferecido um atendimento humanizado e acolhedor às mulheres. “Com esse trabalho, o Estado garante que essa vítima não seja revitimizada, reafirmando o seu compromisso com a segurança e com o combate à violência contra a mulher”, destaca.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás