Governo de Goiás promove encontro da interculturalidade no Dia dos Povos Indígenas

Evento na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Estado reúne indígenas de diferentes etnias em ato de comemoração e trocas culturais

O Governo de Goiás promoveu nesta quarta-feira (19/04), quando é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, o encontro “Conhecimento da Interculturalidade”, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Estado (Seds). O evento contou com a participação de homens, mulheres, jovens e crianças indígenas de diferentes etnias que vivem no estado. A programação contou com danças, exposição de artesanato, pintura corporal e diálogos na língua da etnia Iny.

O gerente de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas da Seds, Sinvaldo Oliveira Saraiva, cujo nome na língua Karajá é Wahuká (na fala feminina) e Wahuá (na fala masculina), ressaltou a importância do encontro para dar visibilidade aos povos indígenas e permitir a troca de conhecimentos entre culturas. “Tem muitos goianos que não sabem que existem indígenas em Goiás. Estamos aqui, divulgando a nossa existência e aprendendo com o outro”, disse o gerente. 

O secretário Wellington Matos destacou que, além das homenagens, a data é, principalmente, para reforçar a luta pela valorização de toda uma cultura que está na base da nossa ancestralidade. “Uma data que representa resistência”, sintetizou Matos. 

Valdirene Leão Gomes Karajá, diretora da Escola Estadual Indígena Maurehi, em Aruanã, lembrou que as principais reivindicações são por direitos e igualdade. “A escola existe para manter a nossa cultura viva. Andamos mais de 300 quilômetros para estar aqui com vocês, partilhando essa cultura com vocês”. 

Goiás tem hoje três comunidades indígenas aldeadas, ou seja, que vivem em aldeias. Os Tapuia, nos municípios de Rubiataba e Nova América; os Yny Karajá, em Aruanã, e os Avá-Canoeiro, em Minaçu. Em Goiânia, vivem cerca de mil indígenas de diferentes etnias e, em todo o estado, mais de sete mil. Eles estão inseridos na cultura local e, portanto, não vivem nas aldeias.
 

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo