Governo estadual faz segunda rodada de entregas do Mães de Goiás em 16 municípios

Equipes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social seguem cronograma de retorno a todas as cidades para entrega do benefício a novas beneficiárias e pessoas que ainda não retiraram o cartão

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), entregou nesta primeira semana de outubro cartões do programa Mães de Goiás em 16 municípios e um distrito do Estado. A distribuição contemplou novas beneficiárias e pessoas que ainda não haviam retirado o benefício na primeira vez em que as equipes estiveram nos locais. Os municípios onde houve entrega foram: Anicuns, Aparecida do Rio Doce, Bonópolis, Carmo do Rio Verde, Ceres, Campo Limpo, Damolândia, distrito de Domiciano Ribeiro/Ipameri, Ipameri, Nova Glória, Nova Veneza, Ouvidor, Paranaiguara, Três Ranchos, Uruana, Santa Fé de Goiás e Serranópolis.

Quando foi implementado, em agosto de 2021, a meta do programa era beneficiar 100 mil famílias com R$ 250 mensais. O benefício é destinado a mães ou responsáveis por crianças de zero a seis anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. A meta foi atingida em março deste ano e, no mês de setembro, o número de contempladas chegou a 110 mil. A base de dados utilizada é o Cadastro Único do Governo Federal.

O retorno das equipes da Seds à totalidade dos municípios goianos para a distribuição dos cartões está sendo realizado conforme cronograma, cujas datas são divulgadas nas redes sociais da Seds e no site www.social.go.gov.br. Na véspera das entregas, a pasta ainda envia mensagens aos contemplados pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. As prefeituras também realizam mobilizações locais, para reforçar o comparecimento dos beneficiários. Em alguns municípios, a Seds conta com o apoio dos polos de atendimento da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

O Mães de Goiás representa um investimento anual de R$ 330 milhões do governo estadual. Como as compras feitas pelos beneficiárias são realizadas nos estabelecimentos dos municípios onde elas residem, o montante movimenta a economia local. O programa de distribuição de renda foi criado para atender às necessidades nutricionais das crianças na primeira infância, quando estão em formação os processos cognitivos, tão importantes para o desenvolvimento, e que, influenciarão, entre outras coisas, o desempenho escolar. 

Para continuar recebendo o benefício é preciso que a mãe mantenha o cadastro do CadÚnico atualizado. Caso a mãe deixe de preencher um dos pré-requisitos para participação no programa, ela deixa de receber o auxílio. O banco de dados é analisado periodicamente para garantia de cumprimento dos critérios. Com essa avaliação, as listas de contempladas são atualizadas e divulgadas no site da Seds. O Mães de Goiás exige ainda, a atualização da caderneta de vacinação das crianças.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo