V Conferência Estadual de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa é realizada em Goiás
O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o Conselho Estadual da Pessoa Idosa, promoveu a V Conferencia Estadual de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa.
O evento contou com a participação de centenas de conselheiros e secretárias municipais da área de Assistência Social no Estado.
Com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, foram colocadas em na pauta de discussões as políticas de inclusão como direitos fundamentais nas áreas de saúde, educação, moradia, previdência, transporte e acesso a cultura e lazer.
A secretária Lúcia Vânia participou da abertura oficial do evento ao lado de representantes do MMFDH, do conselho Estadual da Pessoa Idosa e outras autoridades e destacou que o governo tem atenção com o segmento social e investir em políticas públicas de apoio aos idosos é uma das prioridades do governo Ronaldo Caiado.
A gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, Daniela da Gilka, também ressaltou os trabalhos que estão programados para apoiar todas as Instituições de Longa Permanência no Estado de Goiás, como suporte na manutenção das unidades com isenção de taxas de água e energia elétrica, além de recursos para reforço nutricional. A gerente enfatizou que são mais de 4 mil idosos apoiados pela gestão estadual nas ILPIs.
A Conferência também contou com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e o Laboratório Núcleo.
Confira aqui o documento alusivo a V Conferência com os temas em discussão e resumos das conferências municipais realizadas ao longo de 2019.
http://goias.gov.br/social/wp-content/uploads/sites/24/2021/03/ConferenciaIdoso19-045.pdf