Governo de Goiás entrega kits contra Covid-19 a Conselho Tutelar de Pirenópolis
Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social visita instituição e leva, também, orientação a conselheiros. Ouve demandas e mostra importância do uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia)
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), entregou, nesta sexta-feira (26/02), kits de prevenção à Covid-19 ao Conselho Tutelar de Pirenópolis. A ewuipe da Secretaria também conheceu a situação das instalações e os equipamentos da unidade, ouviu demandas e levou orientações aos conselheiros.
A equipe, liderada pela superintendente da Criança, Adolescente e Juventude, Valéria Machado, e o gerente da Criança e do Adolescente, Wilson Oliveira, que representaram a secretária da Seds, Lúcia Vânia, foram recebidos pelos conselheiros do município, representados pelo presidente José Júnior, além da representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Patrícia Carvalho.
A superintendente Valéria ressaltou a importância do uso, por parte dos conselheiros, do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia). Trata-se de um sistema de registro e tratamento de informação com abrangência nacional, criado para subsidiar a adoção de decisões governamentais nas políticas para crianças e adolescentes, e garantir a eles acesso à cidadania.
“Ao alimentar a plataforma e se criar um rico banco de dados, é possivel saber as demandas, as políticas públicas e as medidas mais adequadas que devem ser implementadas em cada município. É necessário que os conselheiros se integrem e transformem o Sipia em uma verdadeira política social”, disse Valéria.
O gerente Wilson falou de experiências que obtiveram sucesso em Conselhos Tutelares de vários municípios goianos e ressaltou a importância dessas visitas aos conselheiros, promovidas atualmente pelo Governo de Goiás, por meio das equipes da Seds.
Ele destacou e detalhou procedimentos que podem ser adotados pelos Conselhos Tutelares dos municípios para incentivar as pessoas físicas e empresas a doarem aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente Municipais, parte do imposto de renda que pagam anualmente.
O conselheiro José Júnior, que está em seu segundo mandato, destacou que o Conselho de Pirenópolis se sentia prestigiado com a visita da equipe do Governo. “É muito importante para nós ver esse reconhecimento ao nosso trabalho, muitas vezes negligenciado. O treinamento que tivemos hoje, essa troca de informações, ajuda até a conscientizar a nós mesmos, conselheiros, da importância do nosso trabalho para a sociedade.”
Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) — Governo de Goiás