Lúcia Vânia representa Governo de Goiás no lançamento do projeto Recomeço
Parceria entre Seds, Defensoria Pública e Polícia Civil visa dar a adolescentes em conflito com a lei oportunidades de reintegração na sociedade. Projeto abrange áreas de emprego, educação, saúde, lazer e cidadania
A secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, representou o Governo de Goiás, nesta quinta-feira (11/2), em evento de lançamento do projeto Recomeço – Oportunidades para um novo futuro. Nessa iniciativa, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) conta com a parceria da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE) e da Delegacia de Políticas de Apuração de Atos Infracionais (Depai).
A solenidade, na sede da Depai, marcou também a inauguração da Sala de Identificação, onde os adolescentes em conflito com a lei poderão fazer o documento de RG. O projeto Recomeço vai oferecer a esses adolescentes oportunidades para deixarem as atividades ilícitas.
Ele será coordenado por uma rede de colaboradores, públicos e privados, que oferecerão oportunidades de reintegração dos adolescentes na sociedade. O projeto segue cinco eixos de atuação: emprego, educação, saúde, lazer e cidadania.
A Seds é a responsável pelo Sistema Socioeducativo do Governo de Goiás, que recebe os adolescentes que cometem atos infracionais para trabalhar com eles o processo de ressocialização. “Nosso maior desafio foi transformar o sistema de encarceramento existente até então em Goiás em um verdadeiro sistema socioeducativo. Estamos trabalhando, no atual governo, no sentido de romper barreiras e mentalidades que impedem a socioeducação”, ressaltou a secretária Lúcia Vânia.
Segundo ela, que discursou no evento, é necessário se trabalhar em rede para mudar a realidade dos adolescentes assistidos pelo socioeducativo. “Durante meus mais de 30 anos de vida pública, essa foi minha pauta, porque eu acredito na recuperação de pessoas como esses adolescentes. E me orgulha ver hoje aqui as forças de segurança comprometidas em dar possibilidade de recuperação para eles”, afirmou Lúcia Vânia.
O delegado-titular da Depai, Queops de Lourdes Barreto Silva, falou do projeto e da disposição dos servidores da unidade para ajudarem a executar o projeto Recomeço. Ele agradeceu à secretária pelo apoio do Governo de Goiás, em especial à equipe da Seds, que, segundo ele, é quem identifica por quais problemas passam os adolescentes que são recebidos na Depai. “A Depai é a porta de entrada para o socioeducativo”, disse, ao ressaltar que a adolescência é o momento mais propício para se promover a ressocialização.
Após tomar posse no cargo de delegado-geral da Polícia Civil, Alexandre Lourenço também participou do evento, realizado no local onde começou sua carreira na Polícia Civil, há 17 anos. “Fico feliz pelo primeiro dia como delegado-geral começar no mesmo local do primeiro dia na Polícia Civil. As polícias cada vez mais têm que cumprir seu papel de também defender os direitos humanos. Faremos de tudo para que possamos de fato implementar o Recomeço”, garantiu ele.
Defensor público-geral do Estado, Domilson Rabelo da Silva Júnior também destacou a importância das parcerias para o enfrentamento dos desafios da gestão pública, como a falta de recursos e os entraves burocráticos. “O que pulsa nessa nossa jornada é a perspectiva de que acreditamos no ser humano. A junção de forças, dos ideais e dos sonhos é fundamental para que possamos caminhar em busca do sucesso”, observou.
A coordenadora do Núcleo de Defensorias Públicas Especializadas da Infância e Juventude da Capital, defensora Bruna do Nascimento Xavier, em discurso emocionado, defendeu que os jovens que estão distante de uma vida em sociedade e de oportunidades precisam poder sonhar com a cidadania, com a inclusão em todas as esferas sociais. “O Recomeço foi criado para concretizar sonhos. Plantamos hoje a semente da cidadania”, disse Bruna.
Procurador do Trabalho em Goiás e vice-coordenador da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Tiago Ranieri de Oliveira agradeceu à oportunidade de o Ministério Público do Trabalho fazer parte do programa Recomeço. “Acredito muito em projetos que contam com essa diversidade na sua criação”, afirmou.
Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) – Governo de Goiás