Governo de Goiás lança projeto de iniciação esportiva para internos do Case de Goiânia 

Aulas de karatê são oferecidas para mais de 40 internos do sistema socioeducativo. Quimonos e outros materiais esportivos foram entregues à instituição

O Governo de Goiás, em ação conjunta da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) e Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), lançou um projeto de iniciação esportiva no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), de Goiânia. O secretário de Esporte e Lazer, Rafael Rahif, e a secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, estiveram na instituição, na manhã desta quinta-feira (4/2), para realizar a entrega de kits de materiais esportivos aos socioeducandos.

O projeto-piloto oferece aulas de karatê para os mais de 40 adolescentes. Para Rafael Rahif, a prática esportiva inserida nas atividades do Case poderá ser um fator fundamental no processo de ressocialização dos menores em conflito com a lei. 

“Nossas políticas de Estado sempre precisam estar voltadas para melhorar as condições desses jovens. Entendemos que o esporte pode ajudar muito neste sentido, trazendo uma formação esportiva para eles, e agregando a construção de valores essenciais para a vida em sociedade, como disciplina, caráter e companheirismo. Estamos muito felizes em poder realizar essa parceria”, destacou o secretário.

A titular da secretaria de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, comemorou mais essa parceria que vai melhorar a formação dos jovens internos. “Eu não acredito em educação sem esporte. O esporte tem um papel de transformação na vida dos jovens. Dentro do Case, o esporte vai ajudar a melhorar a disciplina, desenvolver o espírito de liderança, o respeito para com o próximo e prepará-los para o mundo lá fora, além de trazer benefícios físicos para todos eles”, destacou a secretária Lúcia Vânia. 

Foram entregues à instituição, um conjunto de 20 quimonos, que serão utilizados durante as aulas, além de outros materiais para a prática esportiva no ginásio do Case, como bolas de futsal, basquete e voleibol, além de redes de futsal e voleibol.  

“Estou gostando bastante. Não tínhamos nenhum esporte aqui, e agora temos karatê, algo que eu jamais teria pensando em praticar”, disse um jovem que está fazendo as aulas de iniciação esportiva.

As aulas de karatê estão sendo ministradas pelo professor Rodrigo Rodrigues, que exalta o interesse dos adolescentes pela modalidade. “Os meninos estão recebendo muito bem as nossas aulas. Estão demonstrando interesse, fazem questão de participar. Estamos apenas no começo do projeto, mas espero que possamos ajudar muito a evolução deles na prática esportiva e, principalmente, como seres humanos”, afirmou o professor.

Participaram, também, da entrega dos materiais esportivos, a superintendente do Sistema Socioeducativo, Kérima Sobrinho; o gerente do programa Pro-Esporte da Secretaria de Esporte e Lazer, Bernardo Alcântara; o gerente do Sistema Socioeducativo, Eduardo Henrique; e o diretor do Centro de Gestão Continuada (Cegecom), Murilo Faria. A Cegecom é a organização que administra a Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França. 

Socioeducação 
Como parte das ações de ressocialização dos jovens internos, a Seds já promoveu, em parceria com o Basileu França, oficinas de circo, artesanato em cerâmica, maquiagem artística, música, dança e grafite.  Também foram oferecidos cursos técnicos para o plantio de hortas, por exemplo, com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural, e Pesquisa Agropecuária (Emater).

Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) e Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) — Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo