Seds empossa nova presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa
Sara Mendes foi nomeada para o o biênio 2021-2022, ao lado da vice, Rosangela Miranda
Em cerimônia virtual, realizada nesta sexta-feira (15/1), a Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds) deu posse à presidente eleita do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedip), Sara Mendes, e à vice-presidente, Rosangela Miranda, para o biênio 2021-2022.
Sara Mendes é representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e preside a Comissão Especial da Advocacia Sênior e a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-GO. Rosângela Miranda é educadora e representa a Secretaria de Educação de Goiás no conselho. O chefe de gabinete da Seds, Murilo Mendonça, leu o termo de posse, que também foi assinado pela gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, da Seds, Daniela Fernandes.
“Estar na presidência do conselho é um trabalho gratificante. Vou ter a colaboração de todos os conselheiros, da OAB, do Ministério Público. Agradeço a oportunidade de estar à frente do conselho nesse momento tão difícil que estamos vivendo [de pandemia], em que a pessoa idosa é o foco, e os cuidados e a atenção tornam-se mais necessários”, disse Sara. “Conto com vocês nessa jornada que se inicia”, afirmou ela.
Inês Guardiola, que encerrou a gestão, fez um balanço das conquistas do conselho. “O conselho só existe quando os conselheiros estão reunidos em prol de uma causa única”, destacou ela.
O promotor Vágner Jerson Garcia, da 30ª Promotoria de Goiânia, especializada na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, participou da cerimônia de posse e parabenizou a secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, e o Governo de Goiás, pelas obras de reforma e ampliação da Casa do Idoso Vila Mutirão.
O secretário geral da OAB-GO, Jacó Coelho; a secretária adjunta da OAB-GO, Delzira Santos; o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Seccional da OAB no Acre, Ismael da Cunha Neto; e demais representantes da OAB e do Cedip também acompanharam a posse virtual.
O Cedip é o órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador das políticas públicas para a proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa. Cabe ao conselho estabelecer diretrizes para a política estadual dos direitos da pessoa idosa, definindo prioridades e fiscalizando as ações, observando o Estatuto do Idoso; acompanhar a gestão orçamentária e financeira do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa; promover campanhas sobre os direitos da pessoa idosa; fiscalizar as entidades e organizações governamentais e não-governamentais de atendimento aos direitos da pessoa idosa, dentre outras.
Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) – Governo de Goiás