Indígenas venezuelanos são beneficiados com ações do “Se Essa Rua Fosse Minha”
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e com apoio da Pastoral do Migrante, levou famílias de indígenas venezuelanos refugiados em Goiânia para participar das atividades do projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”, coordenado pelo Sesc/Senac nas imediações do Parque Mutirama, em Goiânia.
O projeto, voltado para atendimento às pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social, foi implantado no início deste mês e oferece banho quente em espaço adaptado, carretas consultório para serviços odontológicos de emergência, além de salão de beleza para barba e corte de cabelo e centro de distribuição de kits de higiene pessoal e alimentação.
Ao todo, cerca de 20 indígenas participaram das atividades nesta semana e de acordo com Roberto Portella, da Pastoral do migrante, a ação propiciou atendimento direto para adultos e crianças da comunidade warao que está radicada em Goiânia desde o início deste ano. Além desses serviços oferecidos pelo Sesc, o governo estadual também oferece alimentação diária aos indígenas por meio de parceria com o restaurante da OVG.
Também foram disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e pelo Ministério Público do Trabalho – MPT, kits de produtos para artesanato com e finalidade de apoiar as mulheres indígenas na confecção de artes com o objetivo de comercializar e incrementar a renda das famílias warao.
Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) – Governo de Goiás