Comunidades quilombolas de São Luiz do Norte são beneficiadas por parceria da Seds com a Enel
Oito famílias quilombolas receberam geladeira nova para reduzir o consumo de energia. Ao todo, 40 moradores do munícipio foram contemplados com pela ação
No último sábado, 31, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), do Governo de Goiás, esteve São Luiz do Norte para apoiar o programa da Enel, Eficiência Energética, que permite a troca de geladeiras e lâmpadas por equipamentos mais econômicos. O programa beneficiou 40 famílias do município. Desse total, oito eram quilombolas.
Uma das beneficiadas foi a moradora da comunidade quilombola Porto Leocádio, Luciene de Lima Alves, 41 anos. A comunidade fica a 20 quilômetros do município e é preciso atravessar o Rio das Almas de balsa para chegar ao povoado. Ela conta que estava precisando do eletrodoméstico novo e conseguiu um caminhão para buscar a geladeira dela e de outras moradoras, como a professora Cleonice Serafim Lemes.
A professora, que teve a rotina de trabalho toda modificada pela pandemia e se esforça para entregar as tarefas escolares para os alunos da comunidade, espera reduzir o consumo da energia com a geladeira nova. “A antiga estava muito desgastada e a conta de energia estava muito alta. Com o equipamento novo vamos economizar”, disse ela
Além da redução do consumo, a chegada de uma geladeira nova representa um novo estímulo para a produção familiar na comunidade quilombola. A produtora de mandioca Aparecida de Lima Alves, 43 anos, além de vender o produto in natura, também produz farinha e polvilho. Ela é mãe de cinco filhos que também ajudam no plantio, na colheita e no preparo e embalo da mandioca para a venda. “A geladeira vai ajudar na produção e no resfriamento das mandiocas picadas para a venda”, conta a produtora.
A ação deste fim de semana foi acompanhada pela Superintendente da Mulher e da Igualdade Racial da Seds, Rosi Guimarães e pelo gerente de Comunidades Tradicionais, Silvano Macedo. Os representes da Seds também visitaram as comunidades para ouvir as demandas dos moradores e distribuíram máscaras para proteção contra o coronavírus na comunidade. Essa é a segunda visita da Seds na comunidade durante a pandemia.
A equipe da Seds se reuniu com José Dias, líder da comunidade Porto Leocádio, que também foi contemplado com um equipamento novo. Ele é professor e mora com o pai Sebastião Dias, que completou 100 anos neste ano. “Estou muito feliz com essa nova geladeira e com a atenção que está sendo dada à nossa comunidade”, ressaltou ele.