Moradores de Nerópolis trocam geladeiras velhas por equipamentos novos e econômicos
Foram beneficiadas 60 famílias pela ação da Enel em parceria com o Governo de Goiás com a troca de geladeiras; quase 700 lâmpadas foram trocadas no município
O cabelereiro de Nerópolis Wandel Borges, 33, não esperava trocar a geladeira tão cedo. A mudança de uma geladeira velha para uma nova e bem mais econômica foi garantida com o programa da Eficiência Energética, da Enel, em parceria com o Governo de Goiás por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. Neste sábado (12), foram 60 geladeiras e 700 lâmpadas que foram trocadas no salão do Projeto Conviver do município.
“Chegou em boa hora. A conta de energia estava bem alta, quase 180 reais. Creio eu que era por causa da geladeira antiga. Só tenho que agradecer”, comemorou Wandel, que mora nos fundos do seu salão de beleza. Quem também ficou feliz com a troca foi o senhor José Nivaldo, 65, morador de uma pequena casa de dois cômodos do município. A geladeira antiga funcionava fazendo muitos ruídos e o antigo eletrodoméstico elevava o valor da conta de energia. “Estou muito satisfeito. Pelo barulho eu tinha que desligar durante a noite para conseguir dormir”, contou.
Fransnor Martins está desempregado e também foi um dos contemplados pelo programa. “A geladeira velha estava muito ruim. Estávamos precisando de uma geladeira nova fazia tempo. O consumo de energia vai diminuir bem. A nova gasta bem menos. Aquela antiga puxa uma energia danada”, esperançou.
A Seds dá apoio logístico e de divulgação ao projeto. Já foram 510 geladeiras trocadas em diversos municípios goianos e quase 1500 lâmpadas de LED. A equipe técnica da secretaria também aciona o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da região para atender a população que mais precisa, mapeia a região para localização de moradores carentes que precisam trocar o equipamento e divulga nas ruas do município a ação para a troca de lâmpadas.
O programa troca até 12 lâmpadas por conta de energia. A dona de casa Iracildes Arruda, 58, trocou todas as lâmpadas de sua residência. “Elas são ótimas e econômicas, aqui em casa não tinha [lâmpadas de LED]. Agora espero reduzir o consumo de energia. Não tínhamos condições de trocar as lâmpadas da casa toda. Foi uma ótima oportunidade”, destacou.
Para participar da troca de geladeiras, é necessário estar em dia com a Enel e ter uma geladeira velha para a troca. Segundo a companhia de energia, uma nova geladeira pode ter o consumo 70% menor do que uma velha. “Estamos tendo uma parceria muito proveitosa com a Enel, que tem demostrado interesse com o social e nos apoiando em diversas áreas”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia.
Essa foi a oitava edição do programa, que no sábado anterior beneficiou também 50 moradores de Trindade. Além de bairros de Goiânia, o programa já esteve em Rio Verde e Trindade. No próximo sábado, dia 19, o programa Eficiência Energética estará no município de Anápolis.
Wandel Borges, um dos contemplados: "A conta de energia estava bem alta, quase 180 reais. Creio eu que era por causa da geladeira antiga" Comunicação Setorial – Seds