Quilombolas do Nordeste do estado recebem material de proteção à Covid-19
As comunidades quilombolas da Região Nordeste do estado receberam nesta semana a visita das equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), que estão monitorando o avanço do coronavírus entre os povos quilombolas e levando material de proteção à Covid-19.
A ação faz parte das medidas que o governo de Goiás adotou para proteger os grupos mais vulneráveis durante a pandemia. Além de equipamentos de proteção individual e de desinfecção, as equipes da Seds orientam sobre o acesso aos benefícios sociais que os quilombolas têm direito e fazem um levantamento da situação de vulnerabilidade de cada comunidade.
Nos relatórios constam os programas sociais que estão presentes em cada comunidade, a condição das moradias, o acesso a alimentação, educação, dentre outros dados, bem como as necessidades específicas de cada comunidade.
“Foram distribuídos na região de Cavalcante, Monte Alegre, Teresina de Goiás e Campos Belos produtos de higiene e equipamentos de proteção individual como máscaras e álcool em gel, da Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus, promovida pelo governo de Goiás por meio da Seds, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Gabinete de Políticas Sociais”, destaca a superintendente da Mulher e da Igualdade Racial, Rosi Guimarães, que faz parte das equipes que estão visitando as comunidades quilombolas.
A secretária Lucia Vânia ressalta que o governo estadual tem viabilizado recursos para apoiar e proteger a população em situação de maior vulnerabilidade em todos os municípios e enfatiza que os públicos indígena e quilombola, presentes em mais de 50 municípios goianos, têm recebido especial atenção nesse período de combate à Covid-19. Com a garantia de reforço alimentar e acesso à rede de energia elétrica, água e internet.
“As equipes das Seds estão mapeando os povos de matriz africana e as comunidades ciganas, que também fazem parte das comunidades tradicionais de Goiás, e eles serão incluídos nessa ação do governo de Goiás, que visa apoiar a proteção da população mais vulnerável contra o coronavírus”, explica a secretária Lúcia Vânia.